Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
HÁDINA DINIZ LIMA MORAES
Autores:
- Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos
- Pedro Martins Lima Neto
- Simony Fabíola Lopes Nunes
- Lívia Maia Pascoal
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A Universidade é um ambiente rico que contribui e propicia o desenvolvimento cultural e científico, de modo que capacite o indivíduo na vida profissional e ao mercado de trabalho. As atividades acadêmicas estruturam-se no ensino, pesquisa e extensão. Esta última consiste em uma atividade facilitadora da divulgação do conhecimento adquirido em sala de aula para além dos muros da universidade, indo de encontro com a comunidade; de entrar em contato com a área prática da futura profissão e através desse processo não só ensinar, mas também aprender com a experiência vivenciada. O objetivo desse estudo foi relatar a importância da participação em projetos de extensão na formação do acadêmico de enfermagem. O estudo consiste em uma pesquisa descritiva das vivências das ações extensionistas, das contribuições que o Projeto de Educação de Exercícios Respiratórios: promovendo educação em saúde aos profissionais de enfermagem e clientes no pré e pós-operatório–PEER da Universidade Federal do Maranhão- UFMA/CCSST possibilita para a formação acadêmica dos discentes do curso de enfermagem participantes do projeto. A pesquisa pertence ao projeto de pesquisa central do projeto de extensão aprovado pelo CEP-UFMA, com o parecer de número 629.315. O PEER é desenvolvido no Hospital Municipal de Imperatriz, voltado a pacientes que estão no pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais altas, a quem são realizadas ações assistenciais e de educação em saúde, bem como prática de exercícios respiratórios. Quatro questões abertas foram direcionadas aos extensionistas nas reuniões que ocorrem semanalmente para troca de informações. Evidenciou-se pelos relatos dos estudantes de enfermagem, que o projeto tem influenciado diretamente na sua formação acadêmica, pois tem os colocado em contato com prática profissional em pelo menos uma área e gerado experiência nesse aspecto, além disso, tem proporcionado novos aprendizados no que se refere como estabelecer uma relação interpessoal entre profissional enfermeiro e paciente, como comunicar-se, e como prestar uma boa assistência, possibilitando também o treinamento das características que envolvem a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Portanto, a partir das reflexões feitas nesse estudo, constata-se que de fato o projeto de extensão contribui na formação acadêmica do estudante de enfermagem, fornecendo conhecimento prático da realidade da profissão e dos problemas que podem ser enfrentados em seu dia-a-dia.