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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
EXPERIÊNCIA ACADÊMICA COMO MONITOR DA DISCIPLINA DE SISTEMATIZAÇÃO DO CUIDAR I (SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA)
Relatoria:
ACÁSSIO FERREIRA DE HOLANDA
Autores:
  • Acássio Ferreira de Holanda
  • Monaliza Ribeiro Mariano
  • Alexandre Araújo Freitas
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria caracteriza-se como uma modalidade de ensino- aprendizagem destinada a aprimorar habilidades didáticas, além de contribuir para solidificar os conhecimentos do monitor na disciplina objeto da disciplina. OBJETIVOS: descrever a experiência acadêmica como monitor da disciplina de Sistematização do Cuidar II. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência que visa descrever as vivencias acadêmicas de enfermagem na atuação da monitoria. O presente estudo foi realizado em uma instituição privada de ensino superior da cidade de Fortaleza/CE durante o período de fevereiro a junho de 2014, inserido nas monitorias acadêmicas com alunos do curso de enfermagem. RESULTADOS: Durante das monitorias, os acadêmicos expressaram a diminuição do nível de ansiedade, medo e suprimento nas dúvidas com relação ao conteúdo revisado. As atividades são realizadas através de simulações práticas, onde o monitor acompanha a técnica realizada pelo acadêmico e aponta aspectos positivos e mudanças necessárias para o melhor desenvolvimento da mesma. Percebendo-se a dificuldade dos alunos em frequentarem as monitorias e os mesmos verbalizarem o excesso de conteúdo para a realização das avaliações, tomou-se a iniciativa de inovar as monitorias. Dessa forma, surgiu a ideia da utilização de Tecnologias, jogos educativos, para serem trabalhados dentro das monitorias. Como monitor, destaco a importância das monitorias como forma de atividade para o desenvolvimento de habilidade técnicas como o manuseio de materiais, a oportunidade de manter um contato maior com a docência, a possibilidade de rever os conteúdos anteriormente aprendidos e de relacionar-se com outros estudantes. Após a experiência da monitoria percebo a amplitude da autoconfiança, a melhora das relações interpessoais, contribuindo assim, na realização de outras atividades de ensino. CONCLUSÃO: A realização da monitora contribui na qualidade de ensino/aprendizagem dos alunos, pois permite a troca de saberes entre os acadêmicos, esclarecimento de dúvidas e aperfeiçoamento da destreza manual com relação às técnicas de enfermagem trabalhadas, consequentemente tornando o discente mais seguro do contato com o cliente, assim como, na correlação de teoria e prática do conhecimento, corroborando com a formação acadêmica. Ser monitor foi uma experiência rica, ímpar e única, oportunizou compartilhar saberes, exigiu emprenho, estudo, habilidades e destreza .