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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
PERCEPÇÃO DAS PUÉRPERAS SOBRE A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ? UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Relatoria:
KALINY MENDES MELO
Autores:
  • WILKA DE CASTRO SEREJO
  • TATIANA ELENICE CORDEIRO SOARES
  • JOSAFÁ BARBOSA MARINS
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O puerpério faz parte de uma fase complexa e delicada da vida da mulher, o chamado ciclo grávido puerperal, que compreende a gestação, o parto o puerpério. No período puerperal é comum que ocorram alterações emocionais, cerca de 50 à 70% das puérperas irão vivenciar um estado depressivo brando. Para que a assistência à mulher pós-parto seja integral e humanizada um dos fatores chaves é a comunicação e interação entre pacientes e profissionais, o que incube saber ouvir, dar voz à mulher e seus familiares, dar atenção e respostas aos questionamentos e dificuldades relatadas pela mãe. OBJETIVO: Analisar a percepção de mulheres no pós-parto sobre a assistência da equipe de saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada através de consulta a artigos científicos selecionados através de busca no banco de dados do scielo e da bireme, a partir das fontes Medline e Lilacs. RESULTADOS: Foi possível observar insatisfação com cuidado prestado pela enfermagem no período puerperal quando comparado com o pré-parto de parto, sendo relatado como um período de abandono físico e emocional, dessa forma observou-se que a equipe de enfermagem não desempenha papel facilitador, se tornando omissa. Outro fator é quanto à forma desrespeitosa e grosseira que muitos profissionais tendem a tratar a puérpera, tornando o relacionamento mãe-profissional dificultoso. A comunicação foi um dos principais problemas relatados, as puérperas queixam-se de falta de informações, sentem-se inseguras, com dúvidas e desamparadas, devido a maneira mecânica que o profissional lhe presta cuidado. CONCLUSÃO: A maioria das puérperas relata insatisfação com o serviço prestado pela equipe de enfermagem. A humanização é parte integrante de um processo que visa à melhoria da qualidade da assistência em saúde, para tanto é necessário que a enfermagem proporcione um cuidado integrado e individualizado ao cliente.