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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
RELATO DA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA AO CUIDAR DE UM PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA
Relatoria:
GABRIELA DO NASCIMENTO BERNARDO
Autores:
  • Nayara Carneiro Correa
  • Raira da Silva Colombi
  • Andréia Pessoa da Cruz
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Insuficiência Renal Crônica (IRC) é uma doença lenta e progressiva, com tratamento doloroso e invasivo. Podendo evidenciar os reflexos dessa doença crônica não transmissível, que vão desde o quadro clínico até o contexto psicossocial do indivíduo. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica ao realizar o Histórico de Enfermagem de uma paciente com IRC. Metodologia: As aulas práticas foram desenvolvidas e supervisionadas por uma professora, em um hospital público estadual do município de Belém, Pará, no dia 21 de novembro de 2013. As informações foram obtidas mediante o preenchimento do histórico de enfermagem do próprio hospital, visando identificar os diagnósticos de enfermagem segundo a North American Nursing Diagnost Association (NANDA). Resultados: Paciente F.F.S., sexo feminino, tratamento desde os 14 anos, com diagnóstico médico de nefrolitíase e IRC. Os Diagnósticos de Enfermagem identificados foram: 1. Dor aguda (cefaléia); 2. Nutrição desequilibrada (ingesta menor do que as necessidades corporais); 3. Deambulação prejudicada; 4. Volume de líquido deficiente (aumento da concentração urinária; diminuição do débito urinário; diminuição do turgor da pele; fraqueza e pele desidratada), 5. Risco de infecção (cateter de duplo lúmen); 6. Ansiedade (angústia, preocupação e receio); 7. Fadiga (cansaço). No dia da aula prática, apresentou-se consciente e orientada, normotérmica, normosfígmica, eupnéica e normotensa. Posteriormente, seria submetida a confecção do acesso vascular por meio de fistula arteriovenosa (FAV) para o tratamento de hemodiálise, procedimento este que desencadeou muita insegurança e ansiedade. Conclusão: A experiência promoveu um notório enriquecimento no processo ensino-aprendizagem da Atividade Curricular Introdução à Enfermagem, pois proporcionou a prática de seus fundamentos teóricos a respeito das etapas do processo de enfermagem, tornando evidente a importância de seguir corretamente as etapas da Sistematização de Enfermagem.