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Anais - 16º CBCENF

Resumo

Título:
PROMOVENDO A ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DE ATIVIDADES EDUCATIVAS
Relatoria:
JESSIANE MARQUES ROCHA
Autores:
  • JANK LANDY SIMOA ALMEIDA
  • JULIANNE NAZIAZENO DE LIMA
  • SUZANA WALESKA DA SILVA BARRETO
  • THALITA LISBOA DE MENEZES
Modalidade:
Pôster
Área:
Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Estratégia de Saúde da Família (ESF) faz parte de um recurso estratégico para promoção do acolhimento e atendimento humanizado voltado para reinserção social. Na ESF, a comunidade recebe o acolhimento, a escuta e tratamento. Com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), incorporaram-se as práticas de saúde a garantia do acesso de toda a população aos serviços e a participação do processo de formulação de políticas de saúde e controle da execução das mesmas. OBJETIVO: Descrever a experiência vivenciada por um grupo de alunas de graduação em enfermagem durante a realização de uma atividade educativa em uma ESF. METODOLOGIA: Estudo empírico-descritivo, exploratório, de relato de experiência vivenciada por discentes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, a partir das aulas práticas da disciplina Saúde da Mulher, em uma equipe da ESF do município de Campina Grande, Paraíba. A experiência foi baseada na observação participante e convergência assistencial. RELATO: Durante as aulas práticas foi desenvolvida uma atividade educativa, tendo como tema central a importância da amamentação e técnicas de pega correta, tendo como público gestantes e seus acompanhantes. Adotou-se uma abordagem reflexiva, onde as alunas ouviam as experiências dos usuários e repassavam as informações, através de panfletos demonstrativos e manequins de mamas. CONCLUSÃO: Percebeu-se que a realização da atividade educativa é estratégia inovadora para a promoção do acolhimento e garantia de acesso aos serviços de saúde. Considerando o conceito ampliado de acessibilidade que perpassa os aspectos do ambiente, englobando a comunicação através da utilização de tecnologias leves e duras. Através da realização de atividades educativas desenvolveram-se ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, garantindo o acolhimento aos usuários em todos os momentos em que a assistência foi prestada, sendo uma situação bastante propícia para a troca de experiência entre a equipe e a comunidade.