LogoCofen
Anais - 16º CBCENF

Resumo

Título:
ATUANDO NA COMUNIDADE POR MEIO DO PET-SAÚDE E PRÓ-SAÚDE REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Relatoria:
ANA LUIZA GINANE MENEZES
Autores:
  • Emelynne Gabrielly de Oliveira Santos
  • Maria do Socorro Ricardo Mangueira Vieira
  • Daísy Vieira de Araújo
  • Joyce Dayanne Gomes de Araújo
Modalidade:
Pôster
Área:
Cidadania, alienação e controle social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), coordenados pelo Ministério da Saúde, constituem-se na necessidade de reorientar as relações entre profissionais de saúde, instituições de ensino e comunidade, descentralizando as ações da Unidade e levando para mais próximo da população as ações de promoção da saúde e prevenção de agravos. Objetivo: Relatar a experiência de alunas bolsistas e preceptora do PRÓ-Saúde e PET-Saúde sobre uma intervenção na comunidade realizada na Feira de Santa Rita de Cássia, no município de Santa Cruz/RN. Metodologia: As alunas, acompanhadas da preceptora, foram até o local do evento, Pátio da Igreja matriz do município no dia 13/05/13, turno noite, e prepararam um ambiente contendo bolas suíças, a fim de desenvolver atividades físicas e de relaxamento. Participaram da atividade 18 pessoas. Além disso, foram divulgadas as ações que o projeto desenvolve nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Santa Cruz/RN com foco na Atenção Psicossocial e distribuídos folders com informações acerca do tabagismo, alcoolismo e qualidade de vida. Resultados: Os participantes da atividade se apresentaram atentos aos exercícios ensinados e interesse quanto à divulgação das ações realizadas nas UBS. Pareceram reconhecer a importância de se manter hábitos de vida saudáveis e a prática de exercícios físicos para uma boa qualidade de vida. Conclusão: Percebeu-se que as atividades realizadas pelo projeto têm fortalecido a integração ensino- serviço- comunidade, contribuindo efetivamente na formação acadêmica, no espaço de atenção à saúde e, sobretudo, na comunidade, uma vez que passa a gerar novos olhares e novas perspectivas para as necessidades dos sujeitos.