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Anais - 16º CBCENF

Resumo

Título:
EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS AULAS DE INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIENCIA
Relatoria:
TATIANNE BEZERRA LISBOA
Autores:
  • DAYSE ANNE DUTRA DE OLIVEIRA
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e Legislação em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O currículo do Técnico de Enfermagem estabelece o ciclo básico englobando disciplinas das áreas biológicas e humanas e o tronco profissionalizante com matérias afins. O tronco profissionalizante é aquele em que o aluno desenvolve todo o atendimento de enfermagem ao paciente e presta cuidados individualizados, fundamentado nas necessidades básicas de saúde física e mental. O andamento das matérias gera expectativas no que concerne ao universo a ser descoberto, entretanto, a mais esperada pela maioria do corpo discente, é a introdução à enfermagem, onde a essência da profissão vos será apresentada. A vivência da matéria pode gerar tensões e ansiedades. Esses sentimentos interferem negativamente no processo ensino - aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi tomar conhecimento sobre as expectativas dos alunos de Introdução à Enfermagem acerca das aulas a serem desenvolvidas em sala, e, práticas no laboratório. Foram sujeitos desta pesquisa alunos da turma E do Curso Técnico de Enfermagem da Florence Escola Técnica dos Palmares – PE. Os alunos revelaram atitudes de ansiedade quanto a procedimentos técnicos, medo do desconhecido, agir com ética e a responsabilidade por lidar com vidas. Ao refletir sobre esses aspectos, o docente pode favorecer a eficácia do ensino e a humanização na formação.