Anais - 16º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE DA SUPERVISÃO DE ENFERMAGEM NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Relatoria:
MILENA OLIVEIRA DOURADO VASCONCELOS
Autores:
- LÍVIA DOURADO MAGALHÃES
- SUZAN KIRLLA FERNANDES LIRA
- MONISE GLEYCE DE ARAÚJO PONTES
- ANNA KARLA FAUSTO MAIA
Modalidade:
Pôster
Área:
Cidadania, alienação e controle social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A educação é considerada um instrumento de renovação para a sociedade, e com o passar do tempo nota-se a sua evolução e melhoramento, nesse sentido o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais dos profissionais enfermeiros que realizam a supervisão nos serviços de saúde, onde a educação continuada e permanente mostra-se como veículos essenciais de transformação e mudanças positivas nesse segmento. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre as ações de Educação Continuada e Permanente, bem como sua importância na Supervisão de Enfermagem nos serviços de saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, realizada por meio de levantamento de dados qualitativos descritivos retirados do SciELO, Lilacs, revista eletrônica de enfermagem e da Política Nacional da Educação Permanente, sendo apenas selecionados os artigos que tratavam da aplicabilidade da educação continuada, permanente e da supervisão de enfermagem nos serviços de saúde. Resultados: A representação da Educação Continuada é um processo contínuo do indivíduo e visa propiciar condições de aquisição de conhecimentos para que ele atinja seu desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo um reajuste frente às mudanças do mundo globalizado. Já a Educação Permanente pode ser entendida como aprendizagem-trabalho, o que acontece no cotidiano das pessoas e das organizações, constituído através dos problemas enfrentados e leva em consideração as experiências vivenciadas, no qual buscam a resolubilidade desses. E com relação à supervisão de enfermagem nos serviços de saúde esta é apresentada como um aspecto administrativo na qual utilizam de força motivadora, integração e coordenação dos recursos humanos e materiais que contribui para tornar possível a realização de um programa de trabalho de forma eficiente com vistas a alcançar os objetivos da organização. Considerações finais: Diante do estudo realizado, entende-se que a supervisão precisa ser melhor estudada e implementada de modo menos empírico no sentido de respaldar decisões técnicas corretas e adequadas, tendo em vista uma ação de enfermagem efetiva; surgindo então a necessidade da implantação de uma metodologia visualizando a sua sistematização. Neste âmbito, temos a educação continuada e permanente em saúde como possibilidade de sistematizar a supervisão rumo ao desenvolvimento da força de trabalho em enfermagem com os serviços de saúde.