LogoCofen
Anais - 16º CBCENF

Resumo

Título:
APRENDENDO A ENSINAR: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NO TRABALHO SOBRE SEXUALIDADE
Relatoria:
AMANDA ANDRADE DE BRITO PEDROSA
Autores:
  • Jessica Tais Barreto Jorge
  • Ana Dulce Batista Santos
  • Nara Queiroz Armentano
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e Legislação em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO A Educação sexual é a forma mais importante de prevenção de problemas ligados a saúde sexual e reprodutiva dos jovens, na adolescência os jovens passam fisicamente por transformações hormonais e biológicas que resultam na aquisição da identidade sexual, deixando-os aptos para a reprodução, entretanto a maioria não está preparado emocionalmente. Sendo a sexualidade ainda um tema cercado de mistérios e tabus, e diante disso os adolescentes tendem a procurar informações com outros adolescentes também imaturos, contribuindo para o exercício do sexo de forma insegura, resultando em um grande número de gravidezes não planejadas e de adolescentes com doenças sexualmente transmissíveis. OBJETIVOS Relatar a experiência de um grupo de estudantes na realização de uma ação educativa sobre sexualidade MÉTODOS Relato de experiência de um grupo de alunos em atividades práticas do “módulo ensino e pesquisa na enfermagem” da Universidade Federal do Vale do São Francisco, sobre a realização de uma atividade educativa sobre o tema “Sexualidade – Métodos Contraceptivos e DST’s” na Instituição Lar Feliz, localizada no município de Juazeiro-BA. O público alvo foi um grupo de mães das crianças que estudam na instituição, grande parte dessas com idade inferior a 20 anos. RESULTADOS Na concepção da atividade o grupo optou por abordar o público através de uma palestra expositiva dialogada, onde os alunos desenvolveram tópicos como a importância do uso de preservativo masculino e feminino, DIU, pílulas anticoncepcionais, diafragma, entre outros, e durante a palestra o público fazia intervenções, tirando suas dúvidas, expondo suas opiniões e participando das desmonstraçãos. Os estudantes utilizaram materiais educativos na apresentação, tais como: próteses de pênis e vagina para ensinar a forma correta de uso dos preservativos, álbum seriado de DST’S, quadro expositivo de métodos contraceptivos, além da distribuição de preservativos para todo o público. CONCLUSÃO A atividade foi importante pela conversa, pelos conhecimentos, mas principalmente por ser uma forma de lazer para pais e crianças. Foi muito importante para a equipe que praticou o trabalho, pois revela a importância do enfermeiro como transformador social. Os benefícios retirados desse projeto frutificaram não apenas sobre os ouvintes mas também sobre os palestrantes que cresceram profissionalmente (ao observar o papel do enfermeiro), intelectualmente (por efetuar papel de educador) e socialmente.