LogoCofen
Anais - 16º CBCENF

Resumo

Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ENFERMAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA
Relatoria:
ESTER ALMEIDA MIRANDA
Autores:
  • Mirthis Sento Sé Pimentel Magalhães
  • Eduardo Alves da Silva
  • Laís Guimarães Souza
  • Mariana Azevedo Costa
Modalidade:
Pôster
Área:
Cidadania, alienação e controle social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O suporte básico de vida (SBV) define-se como a primeira abordagem feita às vítimas abrangendo a desobstrução das vias aéreas, ventilação e circulação artificial. Essa abordagem também poderá ser feita por leigos capacitados e informados, através desses conhecimentos adquiridos os riscos de complicações para as vítimas poderão ser minimizados e/ou mesmo eliminados. O mais importante seria ter este conhecimento inserido nas escolas de ensino fundamental e médio com alunos e funcionários através da Enfermagem tendo em vista a preparação deste público para atuar em momento de risco iminente de vida. OBJETIVO: Esse trabalho tem como objetivo em demonstrar a importância da educação em SBV nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, em conjunto com alunos e funcionários, no município do Nordeste Brasileiro. METODOLOGIA: É um relato de experiência de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória no qual foi observado através de conversas e discussões realizadas por discentes de enfermagem com alunos e funcionários das escolas públicas em um município do Nordeste Brasileiro. RESULTADO: Alguns alunos e funcionários relataram que sabem o que é e/ou acham necessário conhecer as medidas de SBV, muitos deles acreditam que seja importante ensinar primeiros socorros nas escolas e já presenciaram fatos que necessitassem de atendimento rápido e preciso. Por fim a grande maioria julgou importante o conhecimento em SBV nas escolas para o seu cotidiano. CONCLUSÃO: Nessas discussões podemos perceber que tanto alunos como funcionários concordam com a necessidade de ter um conhecimento com a Enfermagem sobre SBV durante sua permanência nas escolas no qual esse aprendizado seria levado para situações de risco iminente de vida tanto dentro como fora da instituição.