Anais - 16º CBCENF
Resumo
Título:
VIVÊNCIA DAS ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM AÇÃO SOCIAL COMUNITÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
TICIANE MARIA PEREIRA E SILVA
Autores:
- Tonny Kerley De Alencar Rodrigues
- Talita de Arêa Santos
- Márcia Valéria Pereira De Carvalho
- Danielle Lages Aragão Cavalcante
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Cidadania, alienação e controle social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A prática de ações sociais contempla a consciência social e o dever cívico, em prol da cidadania, sendo a educação a forma mais elementar de conscientizar a sociedade quanto à realização de ações sociais. As universidades já se sensibilizaram quanto às práticas sociais e é por meio das extensões universitárias que se consolidou um compromisso social através do diálogo dinâmico entre a comunidade e os universitários, desenvolvendo um sentimento de atribuição social, proporcionando oportunidades para os universitários através da troca de saberes sistematizado, acadêmico e popular, resultando na participação efetiva da comunidade e na produção do confronto com a realidade, tendo como consequência o processo de democratização do conhecimento. Objetivo: Oferecer serviços à comunidade bem como desenvolver a capacitação prática dos alunos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência realizado por acadêmicas do 6º período do curso de enfermagem durante uma ação educativa social. A atividade foi realizada em uma comunidade de baixa renda onde foram oferecidos serviços assistenciais de informação aos diabéticos e hipertensos e sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Resultados: A ação social obteve êxito por atingir os objetivos propostos, contribuindo com o desenvolvimento da produção do conhecimento profissional e a formação de cidadãos conscientes com o meio social. Com a prestação de serviços obteve-se a participação da comunidade, e a conscientização da importância de tomar os remédios nos horários e frequência determinados pelos médicos aos diabéticos e hipertensos. Aos alunos essa prática foi bastante gratificante por fornecer informação à comunidade somada aos conhecimentos da vivência em planejar, organizar e executar a ação social, aprimorando as habilidades teóricas com a prática exercida em campo. Conclusão: Esse tipo de atividade é importante para as comunidades por levar assistência às famílias necessitadas, desprovidas de atendimento e informações. Além de contribuir com o meio social, pois ao mesmo tempo aliou os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a realidade encontrada nas comunidades, permitindo a prática de planejar, organizar e executar ações sociais.