Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
A LIDERANçA E O ENFERMEIRO LíDER: UMA REVISãO BIBLIOGRáFICA
Relatoria:
GEANE OLIVEIRA DE LIMA
Autores:
- KERMA MARCIA DE FREITAS
- JOSUÉ BARROS JÚNIOR
- POLIÉRIA SANTOS DE OLIVEIRA
- ALEXSANDRA FIGUEIREDO DE SOUZA
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Liderança diz respeito a estar apto para assumir posição de líder na equipe multiprofissional de saúde, objetivando o bem-estar da comunidade, e considerando, no seu exercício, o compromisso, a responsabilidade, a empatia, a habilidade para tomada de decisões, comunicação e o gerenciamento de forma efetiva e eficaz. O trabalho de enfermagem, como instrumento do processo de trabalho em saúde, subdivide-se em várias dimensões, como cuidar, gerenciar, pesquisar e ensinar. Dentre elas, o cuidar e o gerenciar são os processos mais evidenciados no trabalho do enfermeiro. Não diferentemente, tanto na atenção básica quanto no contexto hospitalar, o enfermeiro desempenha a função assistencial e de gerência, sendo líder da equipe de enfermagem e administrando as unidades de saúde, responsabilizando-se pelos recursos materiais e humanos. Trata-se de um estudo bibliográfico, que buscou evidenciar e discutir as principais características do conceito de liderança e do enfermeiro líder, bem como suas contribuições para a prática em enfermagem e saúde, a partir de publicações científicas de enfermagem indexadas na base de dados de revistas e artigos publicados entre 2007 e 2012. Seguindo os critérios de inclusão, totalizaram-se 70 estudos selecionados para análise, dos quais 80% (56 artigos) foram publicados em periódicos estrangeiros e 20% (14) publicados em periódicos nacionais. Dessa forma, analisou-se que os perfis dos enfermeiros líderes encontrados foram o autoritário e o autêntico, sendo a liderança evidenciada como ferramenta organizacional que articula comunicação, relações interpessoais, planejamento, o compromisso com o êxito e a resolutividade de conflitos. Assim, o enfermeiro emerge, historicamente, como líder da equipe por possuir ou por ter desenvolvido, durante sua formação, visão ampliada dos sistemas “ser humano”, “cuidado” e “saúde”, para além do que é visível, articulando os saberes e ações necessários para ofertar assistência criativa e de qualidade. A educação apresenta-se como fundamental para a formação de líderes, relacionando diretamente a valorização da titulação acadêmica ao aperfeiçoamento dessa competência. A competência “liderança” diz respeito a estar apto para assumir posição de líder na equipe multiprofissional de saúde, objetivando o bem-estar da comunidade, e considerando, no seu exercício, o compromisso, a responsabilidade, a empatia, a habilidade para tomada de decisões, comunicação e o gerenciamento de forma efetiva e eficaz.