Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Relatoria:
MARIA EDUARDA MAGALHAES ARAUJO
Autores:
- Lorenna Galdino Farias
- Bruna Couto e Silva
- Emanuelle Moura Lima dos Santos
- Aline Tomaz de Carvalho
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO:A deficiência visual é definida como a perda parcial ou total da visão. Estas pessoas enfrentam diversas barreiras pela falta de acessibilidade, inclusive aos serviços de saúde. De acordo com a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, instituída pela Portaria MS/GM nº 1.060, de 5 de junho de 20021, as pessoas com deficiência devem ter acessibilidade à promoção da saúde e qualidade de vida. Com isto, torna-se importante informar os alunos de enfermagem sobre a deficiência visual e sobre os meios de proporcionar acessibilidade aos mesmos.OBJETIVO: Descrever a elaboração e apresentação de um Seminário sobre a Deficiência Visual.METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, que aborda a trajetória de planejamento e execução de um seminário sobre a Deficiência Visual, como parte da avaliação da disciplina optativa Enfermagem em Situações Especiais, do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, durante o mês de abril de 2012. O planejamento e elaboração foram realizados por uma equipe de quatro alunas matriculadas na disciplina juntamente com duas professoras facilitadoras. O seminário foi apresentado para os alunos da disciplina, perfazendo um total de 10 acadêmicos, do 4º ao 5º semestre.Foi realizada uma apresentação de slides criados com o programa Power Point 2007, uma dinâmica onde participantes vendados utilizaram o olfato para a identificação de odores além de permanecerem vendados durante toda a apresentação. Ao final, realizou-se uma dinâmica onde dois alunos fizeram um percurso de piso táctil enfrentando obstáculos com os olhos vendados. Foi utilizada a técnica de áudio descrição de imagens durante a apresentação. RESULTADOS: Os alunos vendados relataram que o poder de concentração sobre o que foi dito foi maior do que se ele estivesse vendo e que a áudio descrição foi eficaz. Os jogos realizados também tiveram uma boa aceitação, propiciaram interação do grupo e reflexões sobre a acessibilidade. Por fim, a discussão girou em torno da falta de acessibilidade nos serviços de saúde e da falta de preparo dos profissionais de saúde para lidar com pessoas cegas. CONCLUSÃO: Com base nas observações feitas pelos alunos e professores e a aceitação dos estudantes, o seminário possibilitou reflexões sobre a temática, a interação de toda a turma, além de conhecimentos adicionais sobre a deficiência visual, apresentando-se como um meio eficiente e eficaz na formação dos estudantes de enfermagem.