LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ARIAN CÉZANNE SOUSA DA CÂMARA
Autores:
  • LUANA IDALINO DA SILVA
  • JESANA SÁ DAMASCENO
  • ALBANIZA DE ALMEIDA FORMIGA
  • ROBERTA DE MIRANDA HENRIQUES FREIRE
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O Programa Saúde na Escola (PSE) surgiu de uma parceria entre Ministério da Saúde e Educação, visando atender de forma integral a saúde das crianças, adolescentes e jovens do ensino público com o intuito de proporcionar melhoria na qualidade de vida e bem-estar.O desenvolvimento das ações está sustentado pela articulação entre as escolas públicas e a Unidade de Saúde da Família (USF).Objetiva-se com esse trabalho descrever as atividades educativas realizadas em uma escola pública do alto sertão paraibano.Trata-se de um relato de experiência vivenciado pelos acadêmicos de enfermagem da Universidade federal de Campina grande durante o estágio supervisionado I, no âmbito da USF, voltado as ações de promoção à saúde e educação nas escolas públicas durante os meses de abril e maio de 2012.Os alunos tiveram a oportunidade de avaliar através das atividades desenvolvidas pela USF as condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens estudantes. Foi realizada avaliação de medidas antropométricas (peso e altura) para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de cada um, no intuito de posteriormente traçar ações voltadas ao estado nutricional, avaliação dos cartões vacinais para averiguar o quadro de imunização e possível captação dessas crianças por meio de visitas domiciliares, assistência e orientação quanto à saúde bucal e acompanhamento na unidade básica de saúde, palestras realizadas pelos acadêmicos abordando tema de higienização e orientações acerca do cuidado com o corpo, sendo esta atividade bastante acolhedora pelos alunos da escola.Portanto, ressalta-se a importância desse programa, uma vez que verifica-se uma integração entre os diversos profissionais, estudantes e a comunidade.Os profissionais da saúde podem identificar no ambiente escolar além de fatores que impeçam o crescimento e desenvolvimento saudável do indivíduo, os determinantes sociais do processo saúde/doença que influenciam na ocorrência de problemas de saúde, e que consequentemente, refletirá na qualidade de vida de cada criança e adolescente.