LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADOS DURANTE O BANHO NO LEITO EM UM HOSPITAL MUNICIPAL DE CAXIAS, MA
Relatoria:
CAMILA DA COSTA LIRA
Autores:
  • AURICÉLIA COSTA SILVA
  • FRANCISCA JÉSSICA LIMA DOS SANTOS
  • ANA CAROLINA RODRIGUES DA SILVA
  • ANDRÉIA NUNES ALMEIDA OLIVEIRA
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O presente estudo vem mostrar os relatos de experiências vivenciados por acadêmicas de Enfermagem na realização do procedimento de Banho no leito, durante aulas práticas inseridas na atividade curricular da disciplina Bases Técnicas que enfatiza os estudos iniciais da enfermagem como profissão da área da saúde. Dentro do que propõe a disciplina está inserida a questão de ver o paciente como um todo contemplando suas necessidades. Assim, o presente trabalho objetiva descrever experiência vivenciada em um ambiente hospitalar durante a realização de um banho no leito. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, visando uma análise teórico-prático, objetivando discutir a prática do banho no leito, conforme interpretações de relatos de experiência. Os relatos foram fornecidos por quatro acadêmicas de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão. Os resultados mostraram que a experiência que vivenciamos trouxe reflexões importantes sobre a prática de enfermagem mediante as necessidades humanas básicas afetadas de pessoas que estão hospitalizadas, foi possível percebermos algumas dificuldades no que diz respeito à falta de materiais necessários, e humanização por parte de pessoas que lidam diariamente com pacientes hospitalizados. Mas, apesar das dificuldades na realização foi uma experiência gratificante, pois foi possível contribuir para o bem - estar e conforto dos pacientes. Desta forma, percebe-se que o banho no leito constitui um procedimento de enfermagem essencial para o cliente que se encontra debilitado e sem condições de se autocuidado, além de proporcionar um momento de aprendizado para o crescimento acadêmico.