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Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DURANTE ESTÁGIO CURRICULAR
Relatoria:
FELIPPE GUERRA MARTINS
Autores:
  • ÉRICA OLIVEIRA MATIAS
  • BRUNA MARQUES DE MELO
  • PRISCILLA MESQUITA CAVALCANTE
  • FRANCISCA ELISÂNGELA TEIXEIRA LIMA
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Entende-se por processo de formação a construção dinâmica da identidade de um profissional. O estágio curricular deve ser considerado, na formação dos enfermeiros, como um momento oportuno e relevante na perspectiva de auxiliar no processo de formação do acadêmico. OBJETIVOS: Descrever o processo de construção do conhecimento acadêmico a partir das atividades desenvolvidas em atividades práticas no contexto hospitalar. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Realizado em um hospital escola de referencia, com unidade pediátrica ativa, no município de Fortaleza-CE. O período do estudo foi simultaneamente com as atividades desempenhadas no estágio curricular da disciplina intitulada Enfermagem no Processo de Cuidar da Criança II durante o mês de maio de 2012. Os dados foram coletados a partir do registros dos acadêmicos, com a utilização de apresentação de estudos de caso como forma de analisar o desempenho do aluno e construção do conhecimento direcionado para aproximação dos acadêmicos com a sistematização da assistência de enfermagem. A análise foi realizada conforme verbalização dos alunos durante exposição dos estudos de caso. RESULTADOS: Constatou-se que a partir das atividades práticas durante o estágio, aliado com as estratégias de avaliação e compartilhamento de conhecimento entre os acadêmicos e professor e profissional do serviço facilitador, foi possível uma construção e aproximação do acadêmico com o público alvo que receberá cuidados diretamente do enfermeiro. Durante as vivências foi possível aprofundar o conhecimento acerca de doenças crônico degenerativas, como é o caso da Diabetes Mellitus tipo I responsável por acometer a clientela pediátrica. Foi possível aplicar conhecimentos adquiridos ao longo da vida acadêmica, bem como associar a prática clínica de enfermagem com o processo de sistematização de enfermagem para oferecer um cuidado organizado e respaldado no saber científico. CONCLUSÃO: Evidenciou-se que a oportunidade de vivenciar a atuação do enfermeiro, no contexto hospitalar, proporcionou aos acadêmicos o desenvolvimento de habilidades e competências inerentes do cuidado de enfermagem, assim como também favoreceu o processo ensino-aprendizagem associado com a ferramenta de discussões de estudos de caso como forma de aliar o conhecimento teórico-prático fundamental para a formação de futuros enfermeiros.