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Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
VIVÊNCIA DAS ATIVIDADES DESEMPENHADAS DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Relatoria:
ANA PAULA SOUZA DE QUEIROZ
Autores:
  • Francisca Elisângela Teixeira Lima
  • Érica Oliveira Matias
  • Camila Dantas Pereira Chaves
  • Priscilla Mesquita Cavalcante
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O estágio curricular é um processo de aprendizagem indispensável para a formação integrada do acadêmico visto que é uma ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem que permite a vivência de novas experiências que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática. OBJETIVO: Relatar as vivências acadêmicas do estágio curricular direcionado para a atenção primária, evidenciando sua relevância para o aprendizado e contribuição para a formação profissional e pessoal das futuras enfermeiras. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Realizado no período do mês de setembro de 2011 durante as atividades desempenhadas na disciplina intitulada Enfermagem no Processo de Cuidar do Adulto I que contempla o desenvolvimento das habilidades em saúde pública no âmbito da unidade de atenção básica no município de Fortaleza-CE. As atividades curriculares da referida disciplina ocorrem no 5° semestre do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. A coleta e análise dos dados ocorreram de forma processual conforme o desenvolvimento das atividades registradas em um diário de campo. RESULTADOS: Constatou-se que o desenvolvimento das atividades práticas, compreendidas em estratégias educativas, Consultas de Enfermagem e atuação em sala de vacina e de curativos, permitiram uma aproximação das acadêmicas com a comunidade e com os demais profissionais envolvidos no cuidado ao paciente. Ressalta-se que as futuras enfermeiras podem vivenciar as relações interpessoais e interprofissionais, o que possibilitou a aquisição de competências e habilidades que a tornou mais segura e autônoma no pensamento crítico para tomada de decisão na prática de enfermagem. Foram constatados resultados positivos durante o desenvolvimento das atividades acadêmicas, visto que os depoimentos e verbalizações dos profissionais e pacientes foram de parabenização e estímulo, que é de extrema relevância para o processo de aprendizagem das acadêmicas. CONCLUSÃO: Portanto, as atividades de estágio curricular contribuíram na melhoria do processo ensino-aprendizagem e também para a capacitação e formação acadêmica, visto que é uma atividade que visa o aprofundamento teórico, além de ser um momento de construção de conhecimento, uma vez que, a enfermagem é a profissão essencial do cuidar, em que deve estar atenta aos cuidados prestados na atenção primária, atuando na prevenção de agravos e promoção da saúde da população.