Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DO CUIDAR EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA
Relatoria:
NATHALIA BANDEIRA VIANA
Autores:
- Cícero Ricarte Beserra Júnior
- Natali Gomes de Lucena
- Clarissa Alves Miranda
- Raimundo Tavares de Luna Neto
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Para que possamos discutir sobre a ferramenta de Educação em Saúde propiciada pelos enfermeiros atuantes da Atenção Básica, primeiramente nos cabe estabelecer os conceitos para a referida ferramenta. Deste modo, a educação em saúde é marcada por reflexão e sensibilização (troca de idéias e vivências) sobre questões mais amplas de saúde, que envolve práticas e atividades no campo da saúde, promove o comportamento que promove a saúde, previne e cura a doença e facilita a reabilitação. O enfermeiro desta maneira, precisa estar comprometido com a coletividade em relação ao exercício da cidadania, objetivando capacitar indivíduos e/ou grupos para assumirem a melhoria das condições de saúde de forma crítica e autônoma, com uma atitude de mediador do processo de promoção e educação em saúde. OBJETIVO: Diante do exposto, o presente estudo objetiva discutir a cerca da aplicabilidade da Educação em Saúde no desempenho da atividade do enfermeiro no âmbito da saúde pública mais especificamente na Estratégia Saúde da Família- (ESF), aonde este profissional mantém uma relação direta com a comunidade por meio da formação de grupos de Educação em Saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo bibliográfico, com um foco descritivo exploratório que visa discutir o que a literatura vigente ressalta sobre a Educação em Saúde, no aspecto de sua aplicabilidade na formação de grupos de educação em saúde na Estratégia Saúde da Família. RESULTADOS: O enfermeiro torna-se educador quando, por meio de seus conhecimentos aplicados em ações educativas, visa despertar o indivíduo para sua realidade fazendo-lhe perceber o que o circunda viabilizando que ele tenha capacidade para se autocuidar e melhorar, se assim desejar, sua qualidade de vida. Onde o Modelo Biomédico é responsável pela análise de todos os caracteres patológicos possíveis de ocorrer, enquanto o modelo Holístico visa observar todo o contexto em que a referida patologia teve desenvolvimento e suas formas de combate, sendo que essa atenção é voltada para o ser e não para o processo patológico. O grande educador oriundo de nossa nação Paulo Freire salienta que “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.