LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PARASITOSE: RELATO DE EXPERIENCIA
Relatoria:
SIMONE CRISTINA SAMPAIO FONSECA
Autores:
  • Fernanda Lima Conceição Queiroz
  • José Roberto Moreira Magalhães
  • Jean de Jesus Souza
  • Ednamare Pereira da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A parasitose intestinal é uma situação endêmica nos países em desenvolvimento, em especial populações de baixa renda, que vivem em condições precárias de saneamento básico e higiene, sendo as crianças as mais afetadas. Considerando essas observações, foi realizado por estudantes de Enfermagem de uma Universidade privada, durante as práticas comunitárias no Subúrbio Ferroviário de Salvador a implementação de uma ação de educação em saúde sobre verminose. OBJETIVO: Descrever o planejamento das ações de educação em saúde sobre Verminose na comunidade de Beira Mangue. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo exploratório tipo relato de experiência desenvolvido durante as práticas junto à comunidade da USF de Beira Mangue. Foi realizado um inquérito junto aos profissionais da USF e descobriu-se que as parasitoses mais prevalentes são Áscaris lumbricóides e Enterobius vermiculares, atingindo principalmente a população de faixa etária entre 5 e 12 anos. As atividades foram elaboradas de forma lúdica para que pudessem atingir efetivamente a comunidade infantil e que contemplassem os 3 níveis de prevenção da doença. Assim, foi elaborada uma peça teatral referenciada em seriado infantil de grande sucesso, além de desenhos para colorir com lápis de cor, contendo figuras de Áscaris lumbricóides e Enterobius vermiculares. As ações aconteceram em um colégio de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal. RESULTADOS: Através do planejamento adequado foi possível obter êxito na atividade desenvolvida. Durante a abordagem na peça teatral as crianças interagiram com os personagens e demonstraram interesse em adquirir conhecimento. Ao final da atividade, foi constatado que as crianças apreenderam o que foi orientado, pois verbalizaram respostas corretas quando questionadas sobre o tema. A direção e a coordenação pedagógica da escola demonstraram satisfação com a atividade desenvolvida, além de solicitar a realização de outras ações de saúde, disponibilizando a escola para esse intuito. CONCLUSÃO: O planejamento de atividades como esta permite ao acadêmico de saúde perceber a importância do planejamento e da gestão na saúde pública, cujo objetivo principal é atender as necessidades de populações carentes de serviços e ações em saúde. Esta percepção é permitida aos acadêmicos dos cursos de saúde da universidade em questão graças a uma matriz curricular que possibilita a vivência em comunidades carentes a partir do 2º semestre.