LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
USO DA ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM PROBLEMATIZADORA NUMA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIENCIA
Relatoria:
FERNANDA LIMA CONCEIçãO QUEIROZ
Autores:
  • Simone Cristina Sampaio Fonseca
  • Grazielle Guimarães Piloto
  • Sheila Queiroz Rios Azevedo
  • Luciano Rodrigues Reis
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A transformação na educação traz inúmeros desafios, dentre eles romper com os modelos de ensino tradicional e formar profissionais de saúde competentes na relação do cuidado com o ser humano. A estratégia de ensino aprendizagem problematizadora trabalha a construção do conhecimento através de descobertas e da busca de informações. Os conteúdos de ensino não são oferecidos aos alunos na sua forma acabada, mas em forma de problemas, cujas relações devem ser descobertas e construídas por eles. A estratégia desenvolve habilidades e atitudes valorizadas na vida profissional, onde o aluno é o elemento central no processo de aprendizagem, sendo exposto à situações motivadoras como grupos de tutoriais, estudos de caso, estágios curriculares e atividades laboratoriais. Os alunos participam de atividades que buscam problematizar situações e implementar soluções que revertam os problemas encontrados. A turma é dividida em grupos para avaliar a situação problematizadora, esclarecer termos desconhecidos, analisar o problema baseado em conhecimentos prévios, traçar objetivos de estudos e finalizar o caso com soluções encontradas, tendo a presença do tutor como mediador. OBJETIVO: Relatar as experiências vivenciadas por alunos de graduação de enfermagem na utilização de estratégia de ensino aprendizagem problematizadora. METODOLOGIA: Estudo descritivo, tipo relato de experiência dos estudantes de enfermagem dos 6º e 7º semestres de uma Instituição de Ensino Superior de Salvador. RESULTADOS: As ações que alicerçam a metodologia de ensino aprendizagem problematizadora convida o aluno a uma crítica reflexiva sobre as estratégias da educação continuada de maneira a proporcionar que cada um seja capaz de identificar os desafios na sua realidade a serem superados e contribuir para mudança no âmbito pessoal e social. CONCLUSÃO: A estratégia de ensino aprendizagem problematizadora é capaz de promover rupturas com outros modelos tradicionais de ensino, estimulando a participação ativa dos discentes e docentes e a reorganização entre teoria e prática. Esse método ajuda a diferenciar a formação do profissional através de experiências e situações reais que estimulam o acadêmico a buscar soluções pertinentes a essas vivências, proporcionando uma análise crítica da realidade na qual é inserido, permitindo tornarem-se agentes transformadores da sociedade.