LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
ESTRATéGIA EDUCATIVA COM ADOLESCENTES: EDUCAçãO EM SAúDE COMO ALIADA
Relatoria:
MARÍLIA BRITO DE LIMA
Autores:
  • Patrícia Neyva da Costa Pinheiro
  • Natália Assunção Leite Magalhães
  • Rafaella Craveiro de Freitas
  • Luiza Marques Cavalcante
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, no qual ocorrem diversas mudanças no desenvolvimento biopsicossocial. Um lugar muito importante para o desenvolvimento da identidade pessoal e de grupo é a escola. Os profissionais de saúde, dentre eles o Enfermeiro, são importantes aliados na educação em saúde, o que visa promover esclarecimentos e realiza ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Deste modo, o estudo objetivou desenvolver estratégias educativas para adolescentes de escola municipal situado na cidade de Fortaleza-CE e utilizar a NANDA e NIC para o desenvolvimento da assistência de enfermagem. Trata-se de um estudo do descritivo-transversal com abordagem quantitativa. O estudo ocorreu entre os meses de setembro e novembro de 2011. Trabalhou-se com adolescentes que estavam regularmente matriculados em 2011. E presentes no momento das atividades. Para coleta de dados, utilizou-se um formulário para avaliação do desenvolvimento biopsicossocial do adolescente, baseadas nos 13 domínios da NANDA e campo para preenchimento de possíveis diagnósticos e intervenções de enfermagem. Para facilitar a organização dos dados obtidos, as informações foram compiladas e organizadas na forma de gráficos e tabelas. Este estudo está respaldado de acordo com a resolução196/96, da Comissão Nacional de Saúde e foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, recebendo parecer favorável sob número de protocolo COMEPE 081/11. A estratégia educativa sobre mudanças biopsicossociais na adolescência foi dividida em cinco momentos: O primeiro com a distribuição de crachás. Em seguida, realizou-se um pré-teste. No terceiro, com a ajuda de um tabuleiro, houve uma discussão sobre a adolescência. Logo após, um pós-teste. E a finalização com um círculo e abraço coletivo. Percebeu-se durante o desenvolvimento da estratégia educativa que os temas mais relacionados com adolescência foram: beijo, sala de aula, amigos, esportes e sites de relacionamento. Estratégias de educação em saúde, realizadas pela enfermagem, sobre mudanças biopsicossociais na adolescência são de fundamental importância para o esclarecimento de dúvidas, na orientação e na educação em saúde, aliado na importante utilização da NANDA e da NIC afim de desenvolver uma assistência pautada no conhecimento científico.