Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO: UM ACOLHIMENTO HUMANIZADO
Relatoria:
MARTA DE SOUSA PEREIRA
Autores:
- Fca.Adriana Almeida de Sousa
- Pedro Rafael da Silva
- Rafaela de Sousa Rocha
- Samila Gomes Ribeiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Política Nacional de Humanização (PNH) busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si próprio. OBJETIVO: Relatar experiência vivenciado por acadêmicos do curso de enfermagem do 7º semestre que tem como objetivo de enfatizar a dificuldade que as unidades hospitalares tem em colocar o PNH em prática. METODOLOGIA: Estudo do tipo relato de experiência de acadêmicos de enfermagem, em uma unidade hospitalar do município de Caucaia, com intuito de observar como é realizado o acolhimento na instituição, onde foram observadas e avaliadas as condições em que ficam expostos os pacientes antes e durante o acolhimento. As observações foram realizadas nos horários de 19h00min as 21h00min, em 3 (três) dias alternados durante o mês de maio de 2012.RESULTADOS: Observou- se que o acolhimento na unidade, ainda é feito de maneira bem distante do que é preconizado pelo PNH. A falta de recursos humanos é um grande empecilho para o atendimento humanizado e de qualidade. Enfatiza-se a necessidade de criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade epropiciem mudanças no processo de trabalho, ademais uma clínica ampliada e compartilhada contribui para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde-doença. CONCLUSÃO: Concluímos que mesmo não sendo novo o PNH, está distante de ser colocado em prática, a grande maioria das unidades que atendem pelo SUS ficam muito a desejar. Para obom atendimento precisa-se além de um ambiente acolhedor, de recursos para manter o ambiente físico organizado e sistematizado facilitando o manjo dos pacientes dentro do ambiente hospitalar.