LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
A FARMÁCIA ECOLÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA-PI
Relatoria:
RODRIGO ARAGÃO DA SILVA
Autores:
  • ADRIANA SÁVIA DE SOUSA ARAÚJO
  • RAPHAEL RODRIGUES BEZERRA
  • GABRIELA DA COSTA SOARES
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise da importância da Farmácia Ecológica, presente na Horta Escolar, enquanto estratégia de promoção da saúde, para isso foi observado o cotidiano escolar de crianças da 1ª à 4ª série do ensino fundamental de uma escola pública do estado do Piauí, bem como realizadas entrevistas com pais de alunos que vivenciaram a disciplina de horta escolar e entrevistado também, o professor da disciplina de Horta Escolar. A Farmácia Ecológica está inserida na escola estudada como um eixo de ação prática e teórica oportunizada pela disciplina Horta Escolar. Assim, na estrutura da disciplina, tem-se um espaço físico – um canteiro da horta escolar – que é destinado à Farmácia Ecológica, onde são estudadas as plantas medicinais, sendo possível identificar a importância da disciplina enquanto formador e modificador da realidade social e da saúde das famílias a partir da vivência da criança, pois com essa prática a criança se torna mais próxima de conhecimentos sobre alimentação, sobre saúde, sobre Medicina Fitoterápica, trazendo para realidade da família esses novos conhecimentos, essas vivências com a disciplina, implantando, inclusive, essa prática em sua casa, a partir do momento em que elas passam a cultivá-las. As plantas medicinais desempenham um importante papel socioeconômico, nas comunidades, pois a utilização de espécies medicinais reduz e algumas vezes elimina gastos com medicamentos, que para algumas famílias se tornam um item pesado no orçamento doméstico. A horta escolar está presente no dia-a-dia dessas crianças, seja através da mudança de hábitos alimentares, seja através da aquisição e aplicabilidade de conhecimentos acerca de saúde em seus lares. As crianças, a partir da prática no canteiro ecológico aprenderam não só sobre patologias e como tratá-las, mas também sobre como manipular as ervas, sobre a utilização dessas, sobre suas indicações e sobre como identificá-las.