Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE:PREVENÇÃO DO BULLYING A CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PUBLICA DE TERESINA- PI:RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
DARLA RAQUEL PEREIRA OSORIO
Autores:
- Marcia Milânes de Almeida
- Ana Raquel Xavier Meneses
- Caroline Coêlho Uchôa
- Claudia Ernesto Caetano Vasconcelos
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O presente trabalho consiste em um relato de experiência durante o estágio em uma escola pública de Teresina-PI, por meio da realização de práticas educativas em saúde. A prática e o conhecimento de educação em saúde são dependentes, estando intimamente interligadas com as práticas diárias na enfermagem, pois é histórico o papel do enfermeiro educador junto às famílias e a comunidade desenvolvendo ações educativas para promoção da saúde e prevenção de doenças. Atualmente a violência é caracterizada como um dos maiores problemas de saúde pública, e sendo esta considerada como qualquer ato que possibilite risco de lesão física, psicológica, social, cultural e espiritual às pessoas, grupos ou a comunidade, deve ser entendida como um dos maiores risco de agravos a saúde populacional. No novo contexto social destaca-se o bullying como um tipo de violência que vem sendo muito abordado por ter um maior número de incidência no ambiente escolar,tendo caráter extra ou intra-escolar, o mesmo pode causar lesões emocionais e comportamentais como, estresse, ansiedade, depressão, baixo rendimento escolar, diminuição da auto estima e até suicídio. Cabe aos profissionais enfermeiros o conhecimento e a capacidade de trabalhar desenvolvendo técnicas assistenciais tanto no ambiente hospitalar como na comunidade. O relato de experiência tem como objetivos desenvolver prática de educação em saúde para prevenção do bullying às crianças em uma escola pública e sensibilizar alunos e professores da importância de prevenir o bullying nas instituições de ensino. Através da disciplina tivemos a oportunidade de repassar conhecimento aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública de Teresina-Pi, cujo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é baixo. A prática foi realizada por graduandos do sexto período do curso de enfermagem, que por meio de visitas a instituição pôde-se conhecer a área física, os estudantes, os professores e a direção, e na visita subseqüente fez-se uma encenação sobre bullying, em que foi possível observar o aprendizado por parte dos receptores, que expuseram seus entendimentos sobre tema apresentado através de desenhos. Conclui-se que, ações de educação em saúde voltadas para as instituições de ensino exercem papel importante na formação pessoal e social de futuros cidadãos conhecedores da importância da educação em saúde para promoção e prevenção de doença.