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Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
QUALIDADE DO ACOMPANHAMENTO DE USUÁRIOS CADASTRADOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Relatoria:
SAMYA MARIA ANDRADE ALVES
Autores:
  • Araceli Moreira De Martini Fontenele
  • Ingrid de Campos Albuquerque
  • Caius César Araujo Melo
  • Larissa Di Leo Nogueira Costa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Monografia
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Organização Mundial de Saúde em 1985 define qualidade no atendimento de saúde como alto nível de excelência profissional, alto grau de satisfação por parte do usuário onde para o atendimento ser satisfatório tem que existir sistematização no atendimento ao usuário. O Sistema único de saúde utiliza o usuário para avaliar os serviços públicos de saúde. A satisfação do usuário é a forma mais clara de aceitação e aprovação por parte de uma população. OBJETIVO: Explanar a satisfação dos usuários cadastrados pela Unidade Saúde da Família (USF) com a qualidade do acompanhamento em saúde. METODOLOGIA: Pesquisa quantitativa, um recorte amostral da pesquisa de base, coleta realizada na USF Piquizeiro no município de Caxias - MA, no período de Abril-Junho/2010, foi aplicado um formulário a 200 pacientes. Aprovação do Comitê de Ética NOVAFAPI nº. 11.0.043.000-10. RESULTADOS: No estudo 84,5% dos entrevistados estão satisfeitos com o atendimento da equipe enquanto que 15,5% não estão satisfeitos. Na USF a insatisfação se faz pela falta de medicamentos onde 74,5% não recebem a medicação prescrita pelo médico. A USF não consegui suprir o fornecimento de medicamentos pela dificuldade em atender todos os pacientes porque moradores de áreas adjacentes não cadastradas utilizam dos serviços da USF, sendo que o cálculo do número de medicamentos fornecidos é realizado com base no número de cadastrados na unidade. Do público entrevistado 45,5% elogia a forma de relacionamento agradável e acolhimento do usuário. Grande parte dos entrevistados 44,50% prefere atividades de educação em saúde a cada dois meses. A preferência do usuário é de visitas domiciliares com 86,5% de entrevistados. Os usuários relatam que a USF não é distante de sua casa, mas relatam que sabem sobre o assunto e não possuem tempo para ir a palestras e reuniões em grupo, interpretando desnecessária a participação. Foram observados 40,5% dos entrevistados demonstram satisfação com a equipe em geral considerando-a repleta de bons profissionais. CONCLUSÃO: Observou-se que a equipe de saúde necessita desenvolver estratégias factíveis à clientela cadastrada, que resgatem os indivíduos, com atividades na comunidade como Educação em saúde. Esses dados demonstram que a USF deve intensificar o trabalho de prevenção e promoção da saúde, levando em conta que os entrevistados não dedicam atenção cuidadosa a sua saúde podendo dificultar um resultado satisfatório no acompanhamento e tratamento de patologias.