Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE ALEITAMENTO MATERNO COM PUÉRPERAS EM UMA UBS DE FORTALEZA-CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
LUIZA MARQUES CAVALCANTE
Autores:
- João Joadson Duarte Teixeira
- Mário Rogério Lima Mota
- Pedro Luiz Pereira da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Amamentar é um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e em seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. O leite materno confere muitas vantagens para o bebê, já que contém todos os nutrientes que o bebê necessita para a realização de uma nutrição adequada, não sendo necessário oferecer chá e água para o bebê até os seis meses de vida; e, este possui substâncias de defesas que protegem o bebê das infecções recorrentes nessa faixa etária, já estando limpo e pronto, na temperatura adequada para o bebê e acentuar os laços afetivos entre mãe e filho (BRASIL, 2009). Além de conferir vantagens para o bebê, o leite materno também proporciona diversas vantagens para a mãe, entre elas: diminuir o sangramento da mãe após o parto, fazer o útero voltar mais rápido ao normal, método natural de planejamento familiar e diminuir os riscos da mãe ter câncer de mama e ovários. Apesar de todas as vantagens elencadas anteriormente, os índices de aleitamento materno é aquém do esperado. Tais índices evidenciam a necessidade da realização de campanhas e práticas de educação em saúde com gestantes e puérperas nos espaços e instituições de saúde, com o propósito de acentuar o índice de prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e consequente melhora na qualidade do crescimento e do desenvolvimento das crianças. OBJETIVO: Relatar a realização de uma estratégia educativa abordando a temática do aleitamento materno em uma unidade básica de saúde (UBS) em Fortaleza. METODOLOGIA: A estratégia foi realizada em um grupo com puérperas em sala de espera da referida unidade básica, sendo utilizado um álbum seriado intitulado promovendo o aleitamento materno, para direcionar todas as informações que foram disponibilizadas. RESULTADOS: As integrantes do grupo interagiram bem durante a estratégia, surgiram várias dúvidas que eram esclarecidas ao longo da realização da atividade. Notou-se que as puérperas, durante a estratégia educativa, obtiveram mais esclarecimentos no que tange a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. CONCLUSÃO: Conclui-se que a realização de estratégias educativas contribuem para sensibilizar as integrantes de grupos de educação em saúde quanto a importância do aleitamento materno para o binômio mãe e filho.