LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
VIVÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
CARLA MIRELLE FRANCO LEITE
Autores:
  • AURICÉLIA COSTA SILVA
  • JÉSSICA MARESSA LIMA SOARES
  • RAÍSA ROCHA LÚCIO
  • CLEONILMA DOS SANTOS COELHO
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O Programa Saúde da Família (PSF) teve início em meados de 1993, sendo regulamentado de fato em 1994, como uma estratégia do Ministério da Saúde, visando estimular a implantação de um novo modelo de Atenção Primária. O PSF, atualmente denominado Estratégia Saúde da Família (SF), incorpora e reafirma os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), está estruturado a partir da Unidade Básica de Saúde da Família (UBASF). O presente estudo objetiva descrever a vivência de acadêmicas de enfermagem em estágio curricular em uma Unidade Básica de Saúde do município de Caxias/MA. Do ponto de vista metodológico é caracterizado por uma apreensão particular da realidade descrita, a partir da observação cotidiana de acadêmicas na Estratégia de Saúde da Família. Sendo assim, o estudo se inscreve numa perspectiva de relato de experiência, que foi vivenciado durante o estágio da disciplina Programa de Saúde da Família (PSF) do curso de Enfermagem, durante o mês de maio de 2012. Durante o período de estágio foi possível vivenciar a rotina da ESF, o grupo foi dividido para que houvesse um rodízio entre os diferentes setores da unidade: sala de imunização, consulta de enfermagem, triagem de pacientes para consultas e sala de curativos. O estágio proporcionou grande aprendizado no que diz respeito à realização do exame citopatológico, que exige da enfermeira postura técnica e ética. No exame das mamas visava-se que a mulher compreendesse a importância do auto-exame em sua rotina doméstica. O estágio curricular mostrou-se como um momento de suma importância no processo de formação profissional, uma vez que as atividades desenvolvidas permitiram o aprendizado prático unindo a teoria e adequando-a a realidade.