Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM TEÓRICO PRÁTICA EM UNIDADE HOSPITALAR
Relatoria:
LUZICLEIA TAVARES DE SOUSA
Autores:
- Carla Lorenna Ferreira de Albuquerque
- Elyzyane Pereira do Nascimento Costa
- Liana Osório Fernandes
- José Wicto pereira Borges
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A utilização do portfólio no processo de ensino-aprendizagem possibilita ao estudante oportunidades para refletir, diagnosticar as suas dificuldades, auto-avaliar o seu desempenho e auto-regular a sua própria aprendizagem. As vantagens do uso do portfólio são: o desenvolvimento pessoal e grupal; o desenvolvimento de competência de planejamento e da capacidade de pesquisa; a valorização do trabalho do outro e a objetivação da avaliação. Objetivamos relatar a utilização do portfólio, suas vantagens e contribuição para o ensino aprendizagem, teórico e prático em uma unidade hospitalar. Esta análise utiliza o método descritivo na forma de relato experiência, e foi desenvolvido em um hospital regional de Floriano-PI, no setor de Clínica Médica, no período de Outubro a Novembro de 2011, durante os estágios da disciplina Enfermagem em Saúde do Adulto. A estruturação e organização do portfólio foi realizada em três eixos: descrição das impressões diárias do processo ensino aprendizagem, descrição das atividades de enfermagem realizadas, descrição da fisiopatologia e farmacologia das doenças trabalhadas. Foram vivenciados vários casos clínicos (Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), Cirrose Hepática, Insuficiência Cardíaca Congestiva e Rompimento de Varizes Esofágicas), onde foi descrito a fisiopatologia de cada um para compreensão da instalação e progressão de cada patologia citada. Buscávamos descrever e compreender os determinantes sociais das doenças e a carga simbólica que trazia para a vida dos sujeitos. Foram descritas as atividades realizadas e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), o que permitiu uma abordagem de cuidados abrangente e adequados para cada caso específico, com os referenciais da NANDA, NIC e NOC, e Carpenito. Dentre os principais diagnósticos de enfermagem elaborados e instituídos, estavam relacionados aos domínios de atividade/repouso, eliminação, conforto, promoção da saúde, nutrição, percepção, cognição, segurança e proteção. A utilização do portfólio como ensino aprendizagem, permitiu a construção do conhecimento de forma reflexiva, contribuindo para a união do aprendizado prático ao teórico no passo que reuniu as informações necessárias para a tomada de decisões de forma objetiva, dando subsídios para o desenvolvimento do aprendizado com experiências inovadoras e duradouras.