LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
O PORTIFÓLIO COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO DO CONHECIMENTO NA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA EM COMUNIDADES
Relatoria:
ANNA LAURA SOARES DE OLIVEIRA
Autores:
  • Cláudia Janiele Batista Fonsêca
  • José Jailson de Almeida Júnio
  • Laiana Carla Pereira Gomes
  • Stella Crisanto Pontes
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O ensino universitário encontra-se embasado em uma prática centrada no aprendizado acumulativo de conceitos e técnicas, na fragmentação de saberes, desenvolvido em sua maior parte em ambientes fechados e isolados como salas de aulas e laboratórios. Assim, as universidade deveria atuar em conjunto com rede serviços/comunidade, na formação dos profissionais de saúde, onde os ambientes de aprendizagem não deveriam apenas ser baseados nas estruturas hospitalares, mas, também, em ambientes próximos às comunidades; propondo um ambiente interdisciplinar e multiprofissional. OBJETIVO: Analisar os portfólios como instrumento para uma percepção de como o conhecimento esta disseminando na vida acadêmica dos discentes da UFRN/FACISA. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativo realizado na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi- FACISA. Feito um levantamento dos dados através de pesquisa documental, a partir de 9 portfólios de aprendizagem, que são registros semanais dos estudantes da respectiva disciplina, correspondendo ao semestre 2012.1. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Nos relatos analisados verificamos a presença de reflexões acerca da vivência extramuros da universidade; o despertar para a realidade social; a interação com o contexto social; as lições aprendidas e o contato interdisciplinar. Sendo um instrumento dinâmico para o acompanhamento do processo ensino/aprendizagem através dos registros criativos das experiências e desenvolvimentos individuais, permitindo conhecer as potencialidades e fragilidades dos estudantes. A vivência como um fator presente nos relatos fica explicito que a cada momento que os discentes visitam a comunidade, eles fortalecem o vinculo entre a comunidade-serviço-universidade. CONCLUSÃO: Comparando-se com os métodos tradicionais de avaliação o portfólio pode acentuar melhor o desenvolvimento e aprendizado do estudante através de experiências acadêmicas e pessoais. Percebendo que essa prática pedagógica emancipadora possa melhorar o processo de ensino/aprendizagem, possibilitando desenvolver a interação entre a universidade-serviço-comunidade proporcionando uma formação cidadã aos estudantes, pois a universidade não pode se desligar totalmente dos problemas do contexto social em que ela está inserida.