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Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
O EXPERENCIAR DA PRÁTICA E SUA RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Relatoria:
TALITA NARA CAMPOS FERNANDES
Autores:
  • Richardson Augusto Rosendo da Silva
  • Darlenne Chianca de Moura
  • Kaio Marcelo Costa e Câmara
  • Caroline Fernandes de Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução:A disciplina “Atenção Integral a Saúde II” do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN pretende reconhecer o Processo de Trabalho de Enfermagem nos contextos da atenção básica e alta complexidade como parte integrante dos espaços de cuidado; conhecer os pressupostos legais e éticos que regulamentam o exercício e o ensino da Enfermagem brasileira referentes aos diversos aspectos que envolvem a assistência em atenção básica e em alta complexidade; diagnosticar grupos vulneráveis planejando e prestando cuidados de Enfermagem referentes às situações de urgências, emergências e cuidados intensivos e de alta complexidade e buscar integração com a equipe multiprofissional visando o cuidado interdisciplinar nas situações de urgências, emergências e cuidados intensivos e de alta complexidade. Em face dessa proposta, além do conteúdo teórico, foi oportunizado aos discentes vivenciar, in locu, as diversas situações e serviços em que o futuro profissional possivelmente iria atuar. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem da UFRN, por meio de vivências realizadas em serviços de alta complexidade, especificamente na Enfermagem clínica e nos serviços nefrologia. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, que abrangerá o investigar, observar e experenciar do aluno em suas relações com os serviços de saúde. Para tanto realizou-se uma aproximação dos alunos com os conhecimentos teóricos objetivando capacita-lo para sua posterior atuação prática. Resultados: A aproximação e o experenciar da prática permitiram não apenas a fixação dos conhecimentos outrora aprendidos, mas a apreensão dos mesmos. Vivenciar a realidade dos serviços de saúde permitirá a formação de um profissional mais humano e correto. Este contato possibilitou a aproximação dos discentes com os serviços de saúde da alta complexidade, a compreensão das necessidades de saúde e de assistência e o entendimento da vulnerabilidade dos pacientes renais crônicos. Conclusão:Observa-se que a aproximação dos discentes a realidade dos serviços de saúde de alta complexidade envolvendo, principalmente, grupos de grande vulnerabilidade, facilita o processo de ensino aprendizagem além de contribuir, já em curto prazo, para a formação de profissionais mais humanos e éticos, dinâmicos e flexíveis, uma vez que , já conhecedores da realidade que enfrentarão, agirão com maior habilidade e conseguirão resolver entraves com maior facilidade.