Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
ESTRATÉGIA EDUCATIVA JUNTO AS MÃES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA
Relatoria:
KATIA BARBOSA FRANCO
Autores:
- IZAILDO TAVARES LUNA
- ANDRESSA LOSS DE OLIVEIRA
- MARIA APARECIDA ALEXANDRE JOSINO
- LUANA APARECIDA JORGE CAMPOS DE MORAES
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A atenção primária e as ações voltadas para a vigilância à saúde constituem a base da organização da atenção à saúde infantil (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008). No desenvolvimento dessas ações, a Caderneta de Saúde da Criança (CSC) apresenta-se como ferramenta essencial para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. Para que a CSC cumpra seu papel de informar e estabelecer comunicação entre família e profissionais de saúde, é fundamental que as mães reconheçam seu valor e saibam usá-la corretamente. Por isso, os profissionais da saúde em especial os da enfermagem, precisam desenvolver estratégias educativas que compartilhem informações e orientações acerca da importância da CSC. Objetivo: Relatar experiência de acadêmicas de enfermagem durante intervenção educativa junto às mães de crianças sobre a importância da Caderneta de Saúde para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Metodologia: Trata-se de relato de experiência, realizado por estudantes do Curso de Enfermagem, integrantes do PET-Saúde, da Universidade Federal do Ceará. A atividade foi realizada, em julho de 2011, em um Centro de Saúde da Família (CSF), no município de Fortaleza-CE. O público alvo foi mães de crianças que participavam de campanha vacinal. A estratégia teve duração de 25 minutos e utilizou como instrumentos para orientação planfetos educativos e a própria Caderneta da Criança. Resultados: Durante a ação educativa as mães levantaram questionamentos sobre as informações contidas na Caderneta da Saúde da Criança, muitas desconheciam o papel desta ferramenta para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da saúde do filho. As participantes afirmaram que só valorizavam a parte onde são anotadas as vacinas. No decorrer da estratégia as acadêmicas realizaram a distribuição de planfetos que continhas orientações acerca da importância da CSC. A ação desenvolvida foi avaliada pelas participantes como algo importante e relevante, pois ofereceu informações que as despertaram para a valorização das informações contidas na Caderneta da Criança. Conclusão: De modo geral, essa intervenção educativa proporcionou a experiência altamente positiva e recompensadora, pois permitiu a construção do diálogo entre as mães e as acadêmicas facilitando o fortalecimento do valor do papel da Caderneta de Saúde da Criança e desenvolvendo nas mães o reconhecimento da importância desta ferramenta de acompanhamento da saúde do filho.