Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
ABORDAGEM EDUCATIVA DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS DESTINADO AOS USUÁRIOS DO CAPS-AD NO MUNICÍPIO DE PICOS-PI
Relatoria:
KARLA JÉSSIK SILVA DE SOUSA FERNANDES
Autores:
- JÉSSIKA ROBERTA FIRME DE MOURA SANTOS
- SÍLVIA NOELI RAMOS DE MELO FIRMEZA
- BÁRBARA DE SOUSA MARTINS DOS SANTOS
- FRANCISCA TEREZA DE GALIZA
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O novo modelo de atenção psicossocial destinada-se a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia e oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Contudo, o indivíduo é visto de forma integralista, tendo como foco não apenas a saúde mental, mas outros aspectos que favoreçam sua autonomia e inserção social, como por exemplo questões que envolvem a sexualidade e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Objetivo: Analisar o entendimento dos usuários do CAPS-ad com relação métodos contraceptivos através de estratégias educativas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma palestra ministrada por acadêmicas de Enfermagem, orientada por uma enfermeira especialista na área de saúde mental. O estudo foi realizado no mês de novembro de 2011 no Centro de Apoio Psicossocial- álcool e drogas (CAPS-ad) no município de Picos-PI. Foram utilizados literatura científica no assunto e recursos didáticos como: cartazes e gravuras para facilitar a compreensão dos usuários do referido serviço, bem como a distribuição de preservativos no decorrer da palestra, visando o esclarecimento dos vários métodos contraceptivos. Os dados foram registrados por meio de um diário de campo que originou em um relatório para melhor visibilidade do estudo. Resultados: Pôde-se constatar a interação dos usuários com os acadêmicos, por meio de perguntas e questionamentos relacionados com a temática abordada, proporcionando aos usuários relatarem experiências de vida e indagações, como meio de quebrar os tabus até então impostos pela sociedade. As ilustrações favoreceram o entendimento e melhor compreensão do tema, promovendo a discussão e incentivo de ações preventivas das DST’s. Considerações Finais: Portanto, trabalhar questões polêmicas e problemáticas como as DST’s com usuários do CAPS-ad é garantia de melhores condições de vida a essa população muitas vezes marginalizadas do plano terapêutico. Acredita-se, ainda, que esse método de intervenção da enfermagem possibilita aos acadêmicos adquirir experiência para trabalhar com essa população, viabilizando a troca de conhecimentos e incentivando o despertar de novos assuntos de interesses a serem abordados posteriormente, além disso, propicia uma melhor atuação como futuros profissionais.