LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
AVALIAÇÃO DE ATIVIDADE EDUCATIVA PARA MELHORIA DOS HÁBITOS DE HIGIENE EM CRIANÇAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
DANIELA KELLY VELOSO
Autores:
  • JEFERSON CALIXTA DOS SANTOS
  • LUISA HELENA DE OLIVEIRA LIMA
  • ANA IZABEL OLIVEIRA NICOLAU
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Higiene é a ciência que tem como objetivo preservar a saúde e prevenir doenças através de práticas de limpeza ou de higienização. Portanto, os hábitos de higiene são de extrema importância para a manutenção da saúde do ser humano, sendo que o desenvolvimento dessa consciência durante a infância é facilitada devido os conhecimentos serem facilmente assimilados nesta fase. Como boa parte do desenvolvimento infantil se passa em creches e escolas, a educação em saúde deve ser inserida no convívio escolar. Objetivo: O estudo tem por finalidade relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem em avaliar a implementação de uma estratégia de educação em saúde para a adoção de hábitos de higiene em crianças. Metodologia:Foi realizado um estudo descritivo do tipo relato de experiência, ocorrido no período de Novembro de 2011, durante as aulas práticas da disciplina de Saúde da Criança,utilizando a observação sistemática da implementação de uma estratégia de educação em saúde baseada no PSE (Programa Saúde na Escola) em uma escola pública do município de Picos-PI. Resultados: A avaliação da estratégia pôde evidenciar que antes mesmo da aplicação da atividade educativa a maioria das crianças já demonstrava um bom conhecimento em relação à hábitos de higiene, evidenciando que as meninas tinham um maior conhecimento sobre a temática. Após a aplicação da atividade educativa observou-se que houve um aumento do conhecimento dos alunos, principalmente por parte do público masculino. Ao final da observação da intervenção educativa pode-se dizer que o trabalho em questão foi de grande relevância, uma vez que ficou evidente que a aplicação da atividade envolvendo conhecimento em saúde, teve uma repercussão positiva sobre a aprendizagem das crianças. Cabe ressaltar que o trabalho em questão destaca o PSE como uma prática efetiva de educação em saúde de suma importância para o conhecimento durante a vida acadêmica. Conclusão: É preciso se abrir para novas formas de ensino, deixando de ver a escola apenas como uma unidade reprodutora de ensinamentos: ela deve ser vista como uma unidade interdisciplinar que engloba todas as áreas de conhecimento.