Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
PROGRAMA DE MONITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
PEDRO CESAR APRIGIO DE ANDRADE
Autores:
- NOÉLIA MARIA DE SOUZA LEAL
- INÊZ SAMPAIO NERY
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O programa de monitoria consiste em uma modalidade de ensino e aprendizagem, desenvolvida por alunos por meio de orientação acadêmica que recebem de professores, servindo desse modo para a formação do discente e consequentemente o incentivo a docência. A disciplina Anatomia Humana além de proporcionar a identificação dos componentes anátomo-funcionais dos sistemas corporais humano, também oferece ao aluno pré-requisitos necessários ao estudo da Anatomia Topográfica, através do ensino, por sistemas em cadáveres, ocorrendo à integração entre forma, estrutura e função. OBJETIVO: Relatar a participação no Programa de Monitoria, na disciplina: “Anatomia Humana” da graduação em Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, no Programa de Monitoria na Universidade Federal do Piauí, com carga horária de 12 h semanais, no período de março a junho de 2011. O plano de ensino da disciplina foi apresentado ao monitor. O mesmo pôde realizar aulas de revisão teórico-prática, com o auxílio de recursos audiovisuais, cadáveres humanos e peças anatômicas. O conteúdo foi ofertado aos discentes que cursavam o 1º período da graduação, sendo: 1º unidade, Aparelho Locomotor, com a Introdução ao estudo da Anatomia seguida de Ossos; Articulações e Músculos. 2º unidade, Sistema Nervoso. 3º unidade, Esplancnologia I: Pele e Anexos; Sistema Circulatório; Sistema Respiratório e Sistema Sensorial. E por fim, 4º unidade, Esplancnologia II: Sistema Digestório; Sistema Urinário; Sistema Genital Masculino e Feminino; Sistema endócrino. RESULTADOS: O programa de monitoria possibilitou ao monitor vivenciar a construção de um conteúdo programático, execução de aulas, desenvolvimento de habilidades de comunicação e oratória. As atividades consistiam em auxiliar a professora na dinâmica do plano de ensino para o dia; exemplificar, quando necessário, as informações fornecidas durante a aula segundo seus conhecimentos e experiência; apoiar na resolução de questionários e elaboração de seminários; ajudar na busca e compreensão da bibliografia; elaborar e ministrar aulas de revisão; fiscalização e aplicação de avaliações. CONCLUSÃO: A iniciação a docência oferecida através do Programa de monitoria, foi de grande importância ao aluno-monitor, pois a mesma possibilitou a realização de atividades de docência, crescimento pessoal e intelectual. Sendo preparatória para a atuação docente, caso o monitor se motive pela carreira acadêmica.