Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
CUIDADO A CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
NATASHA KÊNIA MACIEL DO NASCIMENTO
Autores:
- Tahissa Frota Cavalcante
- Maria de Fátima Monteiro Vasques
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
As crianças com necessidades especiais de saúde (CRIANES) são aquelas que apresentam condições de saúde que demandam cuidados específicos, necessários a sobrevivência. Desta forma, para que a criança tenha tratamento e cuidados adequados, é necessário que os profissionais de saúde, destacando-se o enfermeiro, estejam preparados para prestar assistência e mediar os saberes necessários ao desenvolvimento do cuidado pelos familiares, que devem dar continuidade à terapêutica no âmbito domiciliar. Diante do exposto, o estudo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada por uma aluna de graduação em enfermagem, demonstrando o processo de cuidar de enfermagem direcionada a uma criança com necessidades especiais e aos seus familiares. Trata-se de relato de experiência de discente do 5° período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, Campus Pimenta, em dezembro de 2011, em prática da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar I, realizada em um Hospital Infantil, situado em Juazeiro do Norte – CE. Onde a uma discente acompanhou uma CRIANES, que se encontrava internado na pediatra da referida unidade. Os resultados serão descritos e fundamentados com literatura pertinente. A CRIANES hospitalizou-se devido a infecções respiratórias que agravaram seu estado de saúde. A hospitalização foi estressante para a criança, envolvendo adaptações às mudanças que ocorrem no seu cotidiano e na dinâmica familiar. Esta apresentava um plano de cuidado centrado na medicalização e na recuperação funcional, integrados às suas atividades diárias. Notou-se que a presença de demandas mistas, intensificando a complexidade de cuidado. Para tanto, a discente elaborou e implementou um plano de cuidado de enfermagem que envolvia a necessidade da aquisição de conhecimentos técnico-científicos pela cuidadora para embasar tais cuidados, que não vinham sendo mediados pela enfermagem. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que o cuidado centrado na família é importante, pois os profissionais são temporários na vida da criança, já a família é uma constante. O contato entre usuários e discentes propicia o desenvolvimento das habilidades e traz benefícios ao processo de formação enquanto agentes de mudança por meio da prática reflexiva. No entanto, destaca-se o desenvolvimento do cuidado centrado na família para que estes realizem o cuidado domiciliar adequado, podendo este ser subsidiado por resultados de trabalhos investigativos desenvolvidos com esta clientela.