Anais - 14º CBCENF
Resumo
Título:
IMUNIZAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PETROLINA-PE
Relatoria:
RODRIGO NONATO COELHO MENDES
Autores:
- MONICA CECILIA PIMENTEL DE MELO
- MARIANNA DE MELO SANTOS
- JOSÉ RENATO PAULINO DE SALES
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A adolescência é a etapa da vida compreendida entre a infância e a fase adulta, marcada
por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial. Um
levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou que mais da metade
dos adolescentes não toma o reforço de vacinas recomendado para a idade. O que
justifica esse quadro, na maioria das vezes é a desinformação e a falta de indicação
médica. A vacinação é essencial não só para garantir a imunidade dos jovens a várias
doenças, como também para evitar que esses males se espalhem em determinadas
áreas. Conhecer a percepção sobre imunização pelos (as) adolescentes; identificar as
circunstâncias em que os (as) adolescentes buscam os serviços de saúde; verificar
o estado vacinal entre os (as) adolescentes; analisar a importância dada pelo (a)
adolescente acerca da imunização e verificar a adesão ou não dos (as) adolescentes
às vacinas. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa,
desenvolvido em uma escola pública, no Município de Petrolina-PE, por se tratar de
uma escola referência no ensino médio público de Petrolina. Os sujeitos foram 14
adolescentes matriculados nessa escola. Para coleta de dados utilizou-se um roteiro de
entrevista semi-estruturado. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo
de Bardin. Os (As) adolescentes eram de ambos os sexos, com idade que variou entre
14 a 17 anos. Os entrevistados mostraram que conhecem a finalidade e a importância da
imunização, e, no geral, apresentam uma percepção relativamente satisfatória, embora
tenham demonstrado déficit de conhecimento em relação à indicação das vacinas.
Quanto ao estado vacinal, à maioria deles (as) referiu estar com o esquema completo,
entretanto, após a observação de alguns cartões de vacina, notou-se que faltavam
vacinas como a hepatite B. Portanto, fazem-se necessárias estratégias de educação em
saúde que envolvam os (as) adolescentes para uma melhor percepção entre eles (as) da
importância das vacinas neste ciclo da vida. Nesse contexto, a escola se coloca como
lugar privilegiado para o desenvolvimento dessas estratégias, visando à mudança de
comportamento desses (as) adolescentes no que diz respeito à promoção da saúde e a
prevenção de doenças.