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Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO DO CUIDADO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DIABETES MELLITUS NO CONTEXTO ESCOLAR
Relatoria:
ALINE NOGUEIRA SANTOS
Autores:
  • ubirajra siqueira de araújo
Modalidade:
Pôster
Área:
Empreendedorismo
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: o diabetes mellitus (DM) é uma condição crônica de saúde caracterizada basicamente pelo excesso de glicose no sangue e produção deficiente de insulina pelo pâncreas. Seu aparecimento está associado à diminuição ou alteração de um hormônio protéico (insulina) produzido pelo pâncreas, órgão responsável pela manutenção dos níveis normais de glicose no sangue (BICUDO, 1997). Segundo a Organização Mundial da Saúde, o DM tipo 1 é uma das mais importantes doenças crônicas da infância em esfera mundial. A manutenção da qualidade de vida requer esforços conjuntos da criança ou adolescente diabético, das famílias e dos profissionais de saúde para que os portadores atinjam um bom controle metabólico. O objetivo desse estudo é destacar a importância do conhecimento de enfermagem no auxílio e orientação de crianças portadoras de diabetes mellitus dentro na enfermaria escolar. Método: trata-se de um estudo descritivo que se deu por meio de um relato de experiência. A observação dos dados foi realizada a partir da convivência diária pela manhã durante o período de estágio incluindo a participação no acompanhamento da insulinoterapia, dicas de alimentação, conforto emocional, enfim uma atenção diferenciada na enfermaria da escola. Resultados: pôde-se constatar que os profissionais de enfermagem são vistos como os mais preparados e com segurança maior ao realizar o cuidado das crianças diabéticas no período escolar. Através da experiência vivida, foi vislumbrado que a criança diabética conseguirá o equilíbrio entre os múltiplos fatores exigidos pela sua doença, tais como dieta balanceada, atividade física regular, monitoramento da glicemia capilar, auto-aplicação da insulina a partir do momento que ela tenha uma boa orientação de profissionais capacitados juntamente com sua família, assim que a doença for diagnosticada. Assim, demonstrou-se eficiente a presença de um profissional da saúde no ambiente escolar, em situações cujos profissionais da escola não mostrariam capacidade de percepção e atuação como, por exemplo, em crises glicêmicas, constante problema apresentado por crianças diabéticas. O profissional de enfermagem pode atuar promovendo suporte emocional, avaliando as dificuldades e buscando meios de supri-las, bem como educando para a prevenção de complicações. Conclusão: desta forma, a fim de minimizar as complicações advindas em longo prazo, percebeu-se a necessidade do auxílio especializado para o cuidado.