LogoCofen
Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Relatoria:
ELLEN KAROLYNE LINS RODRIGUES
Autores:
  • Cláudia Santos Martiniano Souza
  • Emanuely Mabrine Ferreira Costa
  • Gislayne Ramos Cavalcanti
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A palavra ética está relacionada aos costumes e é relativa ao caráter, moral, hábito, uso e modo de ser. A ética procura compreender os critérios e valores que norteiam o julgamento das ações humanas em suas atividades diárias, no trabalho e com relação à vida. No ensino, a ética se refere a uma reflexão crítica sobre o comportamento humano, que investiga, interpreta, discute e problematiza valores e princípios, sendo de suma importância para a assistência de saúde, pois, funciona como norteadora da arte do cuidar, indispensável para a formação acadêmica do profissional. Nas escolas de enfermagem o ensino da ética tem uma visão deontológica, baseada no conjunto de normas e códigos da profissão. Objetivo – Analisar a importância da ética na formação de enfermagem. Metodologia - Foi realizada uma revisão sistemática, efetuando-se uma busca de artigos relacionados à temática em questão, utilizando a Base de Dados do SCIELO com os descritores: ética na formação de enfermagem, ética na enfermagem e ensino da ética na enfermagem. Foram encontrados 120 artigos com tais descritores, destes, 9 foram selecionados após a leitura de seus títulos e resumos dada a pertinência para o estudo. Também foi utilizada as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. A coleta ocorreu no período de Maio de 2011. Análise e discussão dos resultados – A partir dos artigos estudados, observou-se que o ensino da ética deve transcorrer durante toda a formação do enfermeiro, de forma transversal e interdisciplinar. Para que isto ocorra é necessário um planejamento entre o corpo docente, que vise abordar os aspectos éticos da profissão, através de discussões e estudos de caso, em todas as disciplinas ministradas e dessa forma contribuir para a formação ética e moral do graduando. Infelizmente na maioria das universidades brasileiras, o ensino da ética ainda ocorre de forma individualizada em disciplinas denominadas como deontologia e ética, baseadas no Código de Ética da profissão. Conclusão – O ensino da ética deve transcorrer durante todo o curso e não apenas em uma disciplina individualizada, afinal, princípios éticos não se aprendem, se constroem ao longo da formação do profissional. Para que o ensino da ética seja transversal é necessário associar a ética em todas as disciplinas ministradas. A ética deve estar impregnada nas práticas e ações de enfermagem, dessa forma a assistência prestada ao paciente será humanizada e qualificada.