Anais - 14º CBCENF
Resumo
Título:
A PRIVACIDADE DO CLIENTE FRENTE AO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM ÉTICO
Relatoria:
ANA CAROLINE ROSENBAUM
Autores:
- Jonias Cardoso da Silva
- Andrew FerreiraRamos
- Sonia Regina Jurado
- Silvia Rosenbaum
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A PRIVACIDADE DO CLIENTE FRENTE AO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM ÉTICO
A privacidade do cliente nos diversos setores da enfermagem juntamente com a ética do profissional de saúde visa estabelecer um vínculo com o cliente respeitando a privacidade que é um direito individual que contempla situações relacionadas à proteção da intimidade dos sujeitos. Nos dias de hoje, múltiplas situações da prática da enfermagem podem se configurar como transgressão aos princípios éticos, à medida que implicavam em desrespeito aos direitos dos clientes, à autonomia, à dignidade, acentuando-se, assim, as inquietações, dúvidas e sensação de impotência frente à realidade vivenciada. Alguns clientes expressam por meio de comunicação não verbal, sentimentos de vergonha, diante das cincustancias que são submetidos. No ambiente hospitalar, o paciente apresenta suas queixas, conta sua história e oferece seu corpo como palco. A partir daí, passa a ser platéia, esperando ansiosamente pelo desenrolar de um enredo do qual já não mais participa ativa e autonomamente. Esta revisão objetivou descrever o processo de como a enfermagem contempla os cuidados relacionados a privacidade do cliente obtendo uma reflexão e analisando as situações relativa a cotidiano do cliente, visando as responsabilidades e compromisso ético e político da enfermagem com seus clientes que é o foco holístico do cuidar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cujo estudo é de natureza exploratória, de abordagem qualitativa, onde realizamos pesquisas com base em artigos encontrados na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Os enfermeiros, ao se depararem com as ocorrências éticas em suas vivências profissionais, utilizam os conhecimentos que dispõem, a fim de nortear suas ações e tomar decisões em relação aos clientes. A equipe de enfermagem por vezes adota postura incompatível com propostas humanizadoras do cuidado, ao reproduzirem práticas alicerçadas em relações autoritárias. O desafio esta na busca de uma pratica de interação entre os profissionais onde eles possam encontrar um caminho para conduzir às ações do cotidiano, envolvendo privacidade e dignidade. Tais condições são relatadas por enumeras produções de artigos científicos para que se mudem estas situações atuais, merecendo assim uma grande atenção e reflexão acerca de como o enfermeiro gerente/coordenador de equipe encaminha estas questões em seu ambiente de trabalho.