LogoCofen
Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO POR DISCENTES DE ENFERMAGEM NEONATAL
Relatoria:
SARA RAQUEL FERREIRA MONTEIRO
Autores:
  • Irismar Karla Sarmento de Paiva
  • Fabianne Ferreira Costa
  • Amelina de Brito Belchior
  • Camylla Mouta de Andrade
Modalidade:
Pôster
Área:
A enfermagem e o terceiro setor
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução. A educação em saúde denota uma atividade que visa à reflexão crítica do indivíduo acerca das ações por ele desenvolvidas, de modo que promovam hábitos cotidianos favoráveis à saúde. Tendo o enfermeiro à responsabilidade social de contribuir na promoção de saúde através de ações educativas. Preocupados com as estratégias e instrumentos passíveis de uso nas atividades de Educação em Saúde, dirigidas às gestantes e ao recém-nascido, elaboramos um material educativo direcionado a este grupo, estimulando a participação efetiva dos futuros profissionais de saúde desde o início da construção do instrumento até sua utilização. Objetivo: Descrever a experiência da produção de material educativo por discentes da disciplina de Neonatologia em Enfermagem, como estratégia no processo ensino-aprendizagem, realizado em Aracati-CE. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência docente, desenvolvido por 42 discentes do 7º período do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe, realizado em abril/2011, abordando cuidados preventivos neonatais e riscos gestacionais. Para tanto foi solicitado aos discentes à confecção de material didático-educacional, por meio de leituras prévias sobre os temas: aleitamento materno; higiene corporal do recém-nascido; triagem neonatal; teste do pezinho; riscos gestacionais e principais reflexos do desenvolvimento neonatal, enfatizando sua importância para a prática de enfermagem. Resultados: Os conhecimentos adquiridos pelos discentes foram transformados em linguagem visual e escrita e submetidos à avaliação docente, a partir daí elaboraram-se cinco cartilhas educativas e dois folders, tendo como principal característica uma linguagem acessível a todas as camadas sociais e resultando na impressão gráfica do material revisado e socialização em sala de aula. Conclusão: Observou-se que a estratégia avaliativa empregada estimulou a aprendizagem discente, especialmente pelo fato de poder ser utilizada para facilitar a comunicação profissional-paciente, bem como proporcionar uma contribuição acadêmica para os serviços de saúde materno-infantil, demonstrando a relevância da educação em saúde para os futuros enfermeiros assim como sua utilização para aprendizagem da temática.