Anais - 14º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS INFECTO PARASITÁRIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PETROLINA- PE
Relatoria:
AFFONSE HENRIQUE COELHO COTTING
Autores:
- RAIANE ALMEIDA SILVA
- DÉBORA MARQUES TEIXEIRA COELHO
- MARISMAR FERNANDES DO NASCIMENTO
- VERIDIANA CÂMARA FURTADO
Modalidade:
Pôster
Área:
A enfermagem e o terceiro setor
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A saúde em nosso país enfrenta vários problemas sociais, culturais e de natureza política. O conhecimento sobre determinadas doenças, sua forma de transmissão, prevenção e tratamento é a melhor forma de prevenir agravos e o surgimento de novos casos. As doenças parasitárias atingem principalmente as crianças em idade escolar, essas disseminam os parasitas facilmente, umas entre as outras, sendo as mãos o principal veículo de transmissão. A baixa escolarização, recursos financeiros escassos e a falta de saneamento básico contribuem para a disseminação dessas doenças. Objetivo: Levar informações sobre saúde para dentro das escolas do município de Petrolina-PE, como um processo contínuo de educação em saúde na prevenção das Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIPs). Metodologia: Participaram desse estudo três escolas municipais de bairros carentes da cidade de Petrolina-PE, atingindo um público composto por crianças de diferentes faixas etárias. Foram realizadas palestras, teatro de fantoches, teatro popular, pinturas, oficinas, apresentação de vídeos e cartazes informativos. Resultados: Foi possível perceber que a cada encontro houve a crescente participação tanto das escolas como das crianças em relação às atividades lúdicas, oficinas e o interesse em discutir os temas abordados. Sendo a escola um espaço potencial de transformações sociais e de constituição de conhecimentos, podemos concluir que é de suma importância envolver nos processos educativos, de forma continuada, informações preventivas e de promoção à saúde, proporcionando a redução da incidência das DIPs.Conclusão: Levou-se o conhecimento adquirido em sala de aula da Universidade à realidade da população, para através desse, contribuir para uma melhor qualidade de vida à essas crianças.