LogoCofen
Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
ENSINO DE ÉTICA E A BIOÉTICA: A VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
ANA HELOISA CAMPOS FRANCISCO
Autores:
  • Vanessa Thais de Medeiros Queiroz
  • Darlenne Chianca de Moura
  • João Mário Pessoa Júnior
  • Raimunda Medeiros Germano
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
No geral, os seres humanos são livres e costumam agir mediante seus instintos, impulsos e desejos; embora, reconheça-se que o convívio em sociedade traz determinadas implicações sobre a conduta das pessoas, onde o agir ético perpassa a adoção de normas e valores necessários. Nesse contexto, o ensino de ética e bioética vem se fazendo presente entre os cursos de graduação no Brasil, especialmente na área de saúde. Nos cursos de Graduação em Enfermagem a disciplina de ética e bioética ganha destaque como precursora no campo das reflexões e debate que envolve esse campo de estudo. Mediante essa percepção, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferece aos seus discentes de Enfermagem, através da disciplina Ética e Bioética, a oportunidade de conhecer os princípios éticos da profissão no 4º período da graduação. A disciplina objetiva dar suporte para a compreensão do caráter bioético sócio-histórico da ética e da moral; discorrer sobre o conceito da ética e da bioética; discutir a ética como formadora de cidadãos e profissionais; discutir o cuidar do ser humano a luz dos princípios éticos/bioéticos e, debater sobre os princípios fundamentais contidos no código de ética dos profissionais de enfermagem.Desse modo, o presente trabalho objetiva descrever as experiências de discentes de enfermagem na disciplina de Ética e Bioética no curso de graduação em Enfermagem.O estudo caracteriza-se como relato de experiência vivido por acadêmicos de enfermagem da UFRN durante o período letivo de 2011.1. A disciplina Ética e Bioética vêm instigando os estudantes para a compreensão sobre os aspectos éticos e bioéticos que circundam a profissão, assim como da vida em sociedade. Além disso, contou com a participação ativa de todos os alunos, o que contribui para a compreensão e reflexão dos discentes a cerca dos assuntos abordados. A metodologia da abordagem detém diversos aspectos pedagógicos, tais como: estudos em grupo, seminários, debates, leitura e discussão em sala de aula com a utilização de poesias, filmes, músicas, jornais, revistas, além da aula expositiva. A disciplina trouxe um olhar crítico e reflexivo para formação de futuros profissionais de enfermagem, que buscarão trabalhar de forma respeitosa, promover uma saúde de qualidade a toda população de uma forma ética e humanizada.