LogoCofen
Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: PERCEPçãO DOS GRADUANDOS
Relatoria:
RUDVAL SOUZA DA SILVA
Autores:
  • DANIELA BATISTA LINS
  • REBECA AMORIM DE JESUS
  • ÁLVARO PEREIRA
  • DARCI DE OLIVEIRA SANTA ROSA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
A enfermagem e o terceiro setor
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Ao longo dos últimos anos do século XX, o processo ensino/aprendizagem tem sido caracterizado por uma prática pedagógica tradicional e conservadora, baseada no modelo biomédico, o qual por muito tempo impregnou na nossa sociedade, e claro nos bancos acadêmicos em todos os níveis, uma visão do conhecimento fragmentada, o que levou aos professores a trabalharem tomando por base uma dicotomia prático-teórico em suas salas de aula. A metodologia do estudo de caso encontra-se em processo crescente e expansivo, sendo considerada como uma estratégia de ensino humanístico e problematizador, que tem contribuído de forma positiva para a formação do aluno, por propiciar ampliação do conhecimento teórico-prático frente à assistência, estimulando a autonomia do aluno na tomada de decisões, na solução de problemas e no conhecimento referente à metodologia científica. A prática de educação tradicional, baseada no modelo biomédico, que ainda permeia a formação dos profissionais da saúde, caracteriza-se por um ensino tecnicista, negligenciando o debate e clareza ideológica que deve permear a educação de cunho reflexivo. Desse modo, é necessária uma mudança nessa prática de ensino, e pensando nessa mudança, percebe-se que a metodologia de ensino através de estudo de caso, vem a proporcionar esse caráter reflexivo tão almejado. O objetivo do estudo foi compreender a percepção dos discentes sobre a estratégia do estudo de caso no ensino das atividades práticas da disciplina Cuidado de Enfermagem a Pessoa no Contexto Hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa, realizado com discentes do quinto semestre do Curso de Enfermagem de uma Universidade Pública de Salvador-BA. O instrumento de coleta de dados foi à entrevista semi-estruturada. A análise dos dados se deu pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. O estudo foi apreciado pelo CEP recebendo o parecer favorável de nº 027/2010. Da análise dos dados depreendeu-se que os graduandos consideram o estudo de caso importante durante o período de formação, por contribuir na associação entre teoria e prática. Contudo ainda apresenta uma tendência dos acadêmicos de não vislumbrarem o individuo nas dimensões biopsicosocioespiritual, mas um olhar apenas na perspectiva da patologia. Assim, pode se concluir nessa pesquisa, que a metodologia do estudo de caso é de fato uma prática educativa problematizadora, todavia, ainda não permite ao acadêmico um olhar direcionado a integralidade do ser.