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Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
(RE)SIGNIFICANDO O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: A VISITA DOMICILIAR NA VISÃO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
PATRICIA SANTOS DE OLIVEIRA
Autores:
  • Patrícia Onofre Souza
  • Raquel Ribeiro de Castro
  • Carla Daiane Costa Dutra
  • Veronica Ferreira de Souza Fernandes
Modalidade:
Pôster
Área:
A enfermagem e o terceiro setor
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A Visita Domiciliar (VD) mostra-se como instrumento efetivo para o processo ensino-aprendizagem, que aproxima os alunos da realidade socioeconômica, cultural e sanitária da população e oportuniza a construção do conhecimento em locais onde efetivamente acontecem as ações de saúde. Constitui uma modalidade de atenção à saúde, prestada ao indivíduo e a sua família, em suas residências, visando promover, manter ou restaurar sua saúde. O presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência vivenciada pelos discentes de Enfermagem, bolsistas do PET-Saúde, durante a realização de VD, resultante da execução de uma Oficina sobre Visita Domiciliar, no período de maio a junho de 2010, em uma USF em Itabuna-BA. A oficina foi realizada em três etapas: na primeira abordou-se conceitos e orientações para planejamento e implementação de uma VD; na segunda etapa formaram-se três grupos e cada grupo realizou duas VD; na ultima etapa foram desenvolvidas atividades lúdicas e os participantes puderam relatar suas percepções sobre a oficina e as visitas. A experiência vivenciada proporcionou aos discentes uma articulação e ampliação do conteúdo teórico obtido na Universidade através da sua inserção na realidade da comunidade em questão. Pôde-se ainda perceber que a VD é um elo entre o profissional e o usuário, minimizando a distancia entre este e os serviços de saúde, situação evidenciada durante as visitas aos idosos acamados e impossibilitados de ter acesso aos serviços de saúde. Para isso, também se faz necessário a presença de equipe multiprofissional na realização das VD, a fim de ampliar suas percepções para a compreensão das verdadeiras necessidades do usuário e sua família. O roteiro prévio, o relatório final e os tipos de visitas foram aspectos colocados pela oficina que eram desconhecidos por mais da metade dos participantes, inclusive pelos discentes que realizaram a oficina. Estes perceberam, ainda, a importância da observação, do diálogo e da história de vida dos pacientes visitados para dignificação do cuidado ao usuário. É por meio de experiências como esta que a educação pelo trabalho se concretiza, tornando o processo de ensino aprendizagem cada vez mais estimulante não só para o aluno, quanto para o profissional, permitindo que os discentes façam uma abordagem crítica do Sistema de Saúde vigente e sintam-se capazes de exercer futuramente seu papel profissional visando uma melhor qualidade na atenção à comunidade.