Anais - 14º CBCENF
Resumo
Título:
ÉTICA NO CUIDAR EM ENFERMAGEM: UMA PROPOSTA A SER CONSTRUÍDA NA GRADUAÇÃO
Relatoria:
ISABELLA BARROS ALMEIDA SAMPAIO
Autores:
- chirlaine cristine gonçalves
- celenia de souto Macedo
- FRANCISCO ASSIS DANTAS NETO
- isabella maria filgueira guedes Piancó
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Monografia
Resumo:
O cuidado vem se tornando, mais particularmente nas últimas décadas, um tema de destaque na Enfermagem e fora dela, o que evidencia a valorização desta prática no processo individual e coletivo da vida humana. O cuidar é visto como o conjunto de atividades e decisões direcionadas ao indivíduo, à família, ao grupo ou comunidade, tanto em situação de saúde quanto de doença, e se constitui em uma necessidade e recurso do ser humano. A autora enfatiza a dimensão integral do cuidar, através da manutenção e promoção da condição humana de viver, considerando a Enfermagem como a ciência e a arte de cultivar a vida através do cuidado, na busca de transformá-la. Visto que as primeiras relações referentes ao cuidado sejam vividas ainda enquanto acadêmico, buscou-se identificar o significado deste para os alunos concluintes da graduação do curso de Enfermagem, bem como detectar de que maneira e com qual importância o referido tema tem sido abordado. Para isso, foi aplicado um questionário semi-estruturado com questões abertas e fechadas, a 30 alunos do 5º ano/1 do curso de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba. As respostas foram analisadas, tendo seus resultados quantitativos expostos em tabelas e gráficos e os qualitativos em discursos. Os resultados demonstraram que os pesquisados compreendem o cuidado como a essência da Enfermagem, uma assistência holística e humanizada. Entretanto, o cuidado não tem sido abordado de forma adequada e suficiente no curso de Enfermagem. O cuidado enquanto ideal moral da Enfermagem, não pode deixar de ser abordado nas instituições formadoras de profissionais de Enfermagem, torna-se necessário que haja uma preocupação maior com o tema já citado, e que este seja abordado de maneira suficiente na graduação do curso já citado.