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Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
A PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE: UMA FERRAMENTA EMPREENDEDORA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
ADRIANA LEITE DA SILVA MELLO
Autores:
  • KISNA YASMIN ANDRADE ALVES
  • PÉTALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
  • Cilene Nunes Dantas
  • RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Empreendedorismo
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: a Pedagogia Vivencial Humanescente (PVH) representa uma importante ferramenta empreendedora, uma vez que constitui uma nova estratégia de formação que reflete em bons resultados, proporciona a satisfação entre o binômio docente-discente e articula esforços pessoais e coletivos. Nessa perspectiva, a PVH compreende o reconhecimento quântico da educação, permitindo intervenções norteadas pelos saberes inerentes de dentro do Ser, da corporeidade, das ações subjetivas e habilidades humanas. Os seus princípios basilares vão ao encontro da educação transdisciplinar e ao Paradigma da Complexidade Humana, auxiliando grandemente na formação de discentes de Enfermagem de forma diferenciada, humanescente e que enxerga sua prática acadêmica e profissional na perspectiva do conceito ampliado de saúde. OBJETIVO: realizar um relato de experiência de egressas e atuais docentes da Prática Vivencial do Cuidado (PVC) na Atenção Básica acerca da PVH, durante a sua formação e atuação profissional em um curso de Enfermagem. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência acerca das atividades realizadas na PVC na Atenção Básica, de egressas e atuais docentes do curso de Enfermagem da FACEX, durante um período de 2007 a 2011. RESULTADOS: a PVH proporcionou a formação de um profissional de Enfermagem que atue em coerência com as necessidades dos sujeitos que buscam as instituições de saúde, vislumbrando como influenciadores dos seus processos saúde/doença os contextos pessoais, sociais, psicológicos e emotivos. De tal modo, busca os indicativos de qualidade de saúde na linguagem verbal e não-verbal dos usuários, mediante a compreensão de que a corporeidade expressa o estado do organismo. Essas características permitem fomentar um cuidado humanescente e resolutivo, concretizando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Nessa perspectiva, as práticas docentes realizadas por profissionais com essa formação permitem desmistificar a impossibilidade de um cuidado diferenciado, com profissionais qualificados e atuando na ótica transdisciplinar do processo de saúde/doença, refletindo diretamente no senso crítico e na formação dos discentes. CONCLUSÃO: a PVH revela ser uma importante ferramenta empreendedora na formação dos profissionais de Enfermagem, bem como na co-participação desses na consolidação de um cuidado diferencial, pautado na humanescência, resolutivo e que reafirma os princípios do SUS.