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Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ENVELHECIMENTO: UM OLHAR DA ENFERMAGEM
Relatoria:
JOICE APARECIDA DE MORAIS
Autores:
  • Mara Solange Gomes Dellaroza
  • Andreá Moreira da Silva
  • Ariane Thaise Alves Monteiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A população idosa vem crescendo constantemente, sendo uma realidade nas estatísticas sócio-demográficas no contexto brasileiro e mundial. A mudança no perfil demográfico leva a necessidade do aprimoramento profissional para o cuidado com os idosos. O trabalho tem por objetivo relatar a experiência de um grupo de estudo sobre envelhecimento. Trata-se de um relato de experiência, a partir da vivencia dos alunos de enfermagem do grupo de estudo sobre envelhecimento (GESEN) da UEL, que existe desde 2007 e desenvolve atividades na área de ensino, pesquisa e extensão no campo de gerontologia e geriatria. O GESEN é formado por uma equipe interdisciplinar, composta por cinco áreas: enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, psicologia e serviço social. A docente e os alunos de enfermagem sentiram a necessidade de um maior aprimoramento sobre o tema, criando assim o Grupo de Estudo sobre Envelhecimento: um olhar da Enfermagem (GESENF), formado por oito discentes, uma docente de enfermagem e duas enfermeiras voluntárias, que se reúnem quinzenalmente ao final da tarde, no Centro de Ciências da Saúde para discutir temas referentes a idosos e ao processo de envelhecimento. Os participantes optaram como tema central das discussões a assistência à família e a avaliação de sua funcionalidade. São apresentados temas como: sobrecarga do cuidador; Apgar familiar; Genograma; violência familiar e família no contexto contemporâneo. Após as apresentações, são realizadas discussões que buscam refletir como os conteúdos estudados podem ser aplicados. Um dos objetivos é aplicar os conhecimentos adquiridos, além da realização de pesquisa sobre o tema. Conclui se que as atividades desenvolvidas no GESENF têm contribuído para a compreensão do processo de envelhecimento e o contexto familiar e a importância de uma maior atenção a esta população. Além disso, verifica-se a importância das atividades para a complementação da formação sobre assistência a família, pois este tema não é abordado de maneira sistematizada nos módulos curriculares do curso. Espera-se que o aprendizado gerado influencie na qualidade da assistência prestada as famílias em todas as etapas do ciclo da vida e em todos os campos de atuação profissional dos alunos. Percebe-se que a criação de grupos de estudos extra curricular ajuda na formação desenvolvendo competência de trabalho em equipe, aplicação de metodologia de pesquisa e aprimoramento científico dos participantes.