Anais - 14º CBCENF
Resumo
Título:
PARTICIPAÇÃO NA AMPLIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DO PROGRAMA PROFICIÊNCIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
Relatoria:
MAYRA MOREIRA ROCHA
Autores:
- VIVIANE FORTES WOYCIKIEVICZ
- KARLA CROZETA
- CARMEN LUCIA LUPI MONTEIRO GARCIA
- GIANNA SCHREIBER
Modalidade:
Pôster
Área:
Empreendedorismo
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O Programa Proficiência (PP), iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem, visa proporcionar atualização e aprimoramento aos profissionais de Enfermagem, com a oferta de cursos gratuitos a distância1. A Educação a Distância permite o aprendizado mediado pela atuação de tutores e monitores2. Os monitores do PP são acadêmicos de enfermagem, e atuam como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, na motivação para os estudos e no esclarecimento de dúvidas e dificuldades1,3. O PP está na terceira fase de condução, e propôs a ampliação das oportunidades de atualização profissional aos ex-cursistas, com a disponibilização de textos científicos e notícias no site do PP para a continuidade do processo após o término dos cursos ofertados. Diante dessa nova demanda empreendedora, requereu-se a participação de acadêmicos de enfermagem para apoio no desenvolvimento das atualizações, priorizando a experiência na monitoria. Objetivou-se relatar a experiência vivida por acadêmicas na ampliação de atualização profissional do PP. Trata-se do relato de experiência do provimento de monitores para o apoio ao desenvolvimento das atualizações publicadas no site do PP. Em fevereiro de 2011, ocorreu um processo de seleção entre os monitores do PP para atuarem como apoio no desenvolvimento das atualizações. Essa visou avaliar as habilidades dos monitores em produzir textos científicos, com uma dinâmica e uma avaliação escrita sobre o planejamento de uma matéria hipotética de atualização. Participaram dez monitores, dos quais duas estagiárias foram selecionadas. As atividades desenvolvidas pelas estagiárias incluem a produção de matérias de atualização para os ex-cursistas, leitura de textos científicos da área, levantamento de dados bibliográficos e outras atividades administrativas. Oportunizar a participação das estagiárias no processo de ampliação das estratégias de atualização profissional é uma prática empreendedora do PP, a qual visa aperfeiçoar a atualização contínua dos profissionais de enfermagem e o desenvolvimento acadêmico das estagiárias. Ser monitora subsidiou o desenvolvimento de habilidades para a atualização dos profissionais de Enfermagem, por meio da realização de leitura de textos científicos e levantamento de dados bibliográficos da área. Possibilitar a participação acadêmica nessa nova fase do PP representa a preocupação com o desenvolvimento dos acadêmicos de enfermagem.