LogoCofen
Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
A CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO A SAÚDE: UMA CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM
Relatoria:
GILDEMBERTON RODRIGUES DE OLIVEIRA
Autores:
  • ANA KARLA RAMALHO PAIXÃO
  • ANNE CAROLLINE LOPES MAGALHÃES NOBRE DE MEDEIROS
  • JOHNY CARLOS DE QUEIROZ COREN
  • LUCÍDIO CLEBESON DE OLIVEIRA
Modalidade:
Pôster
Área:
A enfermagem e o terceiro setor
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A ocorrência de acidentes nos mais diferentes locais e ambientes não é algo raro no nosso cotidiano. A qualquer momento e dentro de um espaço de tempo, quando menos esperamos os acidentes estão lá e são passiveis de acontecer. Por sua vez a enfermagem assume um papel crucial no processo de intervenção, diminuindo os riscos de ocorrências de acidentes, promovendo assim a saúde da população e atuando na assistência ao acidentado. OBJETIVOS: Proporcionar uma capacitação em primeiros socorros aos funcionários de um Centro Educacional Infantil – CEI, visando a promoção a saúde bem como uma atuação rápida embasada no conhecimento técnico, da equipe multiprofissional da instituição de ensino infantil, mediante a ocorrências de acidentes. METODOLOGIA: A aproximação com a problemática se deu a partir de uma visita ao Centro de Educação Infantil Noêmia Borges do bairro Liberdade II, Município de Mossoró-RN. Identificada a necessidade de proporcionar às crianças um atendimento de urgência dentro da instituição, foi desenvolvido um mini curso teórico-prático. O conteúdo abordado foi baseado no protocolo de Abordagem Primária a vítimas de acidentes. Houve a demonstração das técnicas de desobstrução de vias aéreas, ressussitação cardiopulmonar, imobilização de fraturas entre outros. Para a simulação e demonstração das técnicas foram utilizados bonecos com tamanhos proporcionais a crianças de 3 a 5 anos. RESULTADOS E CONCLUSÕES: A capacitação em primeiros socorros se constitui numa forma eficaz de atuação mediante as varias formas de acidentes existentes. Assim entendemos que na medida em que ações de caráter educativo são desenvolvidas beneficiando a comunidade e contribuindo para a prevenção e promoção a saúde, o aporte de conhecimentos que são obtidos se faz de grande importância no processo de formação acadêmica. Em contra partida a universidade desenvolve o seu papel ideológico, pois leva o conhecimento à comunidade e torna o arcabouço científico em ações que beneficiam a todos de forma geral.