Anais - 14º CBCENF
Resumo
Título:
A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
NOELI MARIA RODRIGUES ALVES SANTOS HACK
Autores:
- Alexa Aparecida Lara Marchiorato
- Alessandra Aparecida Delgado Ofsiany
- Patrícia Machado Veiga
- Ivete Palmira Sanson Zagonel
Modalidade:
Pôster
Área:
A enfermagem e o terceiro setor
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Relato de experiência com o objetivo de socializar a vivência da implantação da disciplina de responsabilidade social no Curso Técnico em Enfermagem de instituição particular de Curitiba-PR. A justificativa surgiu da percepção das implicações da reforma curricular, na busca de um profissional crítico e reflexivo. A inserção desta disciplina possibilitou a compreensão de valores, como respeito, dignidade, crenças no cuidado ao ser humano. A visão da integralidade e abrangência do cuidado implica em investir na formação dos Técnicos em Enfermagem de forma a viabilizar as ações cuidativas. A responsabilidade social é entendida como um conjunto de ações que contribuem para que se faça um mundo melhor através da construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Este conceito é genérico e abrange qualquer setor da sociedade, porém o que tratamos neste relato é a articulação deste conceito na saúde, mais especificamente no cuidado ao ser humano desempenhados pelos Técnicos em Enfermagem. Considera-se que não basta apenas transmitir novos conhecimentos, pois o acúmulo de saberes técnicos é apenas um dos aspectos para a transformação das práticas e não o seu foco central. A inclusão desta disciplina no currículo do Curso Técnico em Enfermagem possibilitou discussões sobre os conteúdos a serem contemplados, entendendo que deveriam ser determinados a partir da observação dos problemas que ocorrem no dia-a-dia do trabalho e que precisam ser solucionados para que os serviços prestados ganhem qualidade e os usuários fiquem satisfeitos com a atenção prestada. Esta disciplina possibilitou aos alunos Técnicos em Enfermagem, muito mais do que simples conhecimento teórico. Revelou um mundo de possibilidades e um olhar diferenciado ao próximo. Uma ajuda que transcende valores materiais, pois tem sua base no respeito, na solidariedade, na sensibilidade, na suportabilidade, no limite, na ousadia, na ética e no caráter. Os alunos se apropriam de um saber real, numa prática de responsabilidade com a sociedade, com o meio ambiente e com a vida. Conclui-se que cabe às instituições de ensino exercer um papel fundamental na construção das novas dimensões da sociedade buscando transmitir valores e transformar as pessoas em cidadãos conscientes e éticos. Estes preceitos oferecidos por instituições de ensino podem transformar vidas e essas ações fazem a diferença nos futuros profissionais e unem a satisfação do dever cumprido com o compromisso da responsabilidade social.